Em 2022, a Polícia Federal apreendeu mais de 2,4 mil quilos de drogas nas rodovias federais do Acre, batendo o recorde de apreensões no estado do Acre.
O levantamento revelou, ainda, que desde 2020, foram apreendidos mais de 4,4 mil quilos de drogas nas rodovias do estado. Já nos primeiros cinco meses de 2023, o total de apreensões foi de 638,3 kg, superando todo o ano de 2020.
Durante o Seminário Segurança nas Fronteiras Brasileiras, realizado em Brasiléia, interior do Acre, a superintendente da PRF no Acre, inspetora Liége Vieira, relacionou a quantidade de drogas apreendidas com o crescimento da corporação.
O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-AC, promotor Bernardo Albano, ressaltou que nos últimos anos houve aumento expressivo na produção de folha de coca na fronteira com o Brasil, e em decorrência disso, ocorreu o crescimento nos confrontos entre grupos criminosos por rota de tráfico e a elevação de mortes violentas.
Segundo dados do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), do Ministério Público do Acre (MPAC), de janeiro a abril de 2023, o total de mortes violentas chegou a 74 no estado, um aumento de 19,35% , se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 62 casos.