Nasce primeiro bebê do mundo de útero transplantado por robôs

Bebê nasceu na Suécia sem complicações. A criança foi gestada em um útero que havia sido implantado na mãe após doação de uma familiar

Getty Images

Nasceu no último dia 25 de maio, na Suécia, o primeiro bebê gestado em um útero que havia sido transplantado por robôs. A cirurgia foi considerada uma evolução na medicina, uma vez que o transplante de útero realizado por robôs é mais preciso e menos invasivo do que a cirurgia feita por médicos e provou ser efetivo para manter uma gravidez.

A receptora do útero, uma mulher de 35 anos, teve uma gestação sem complicações. O útero dela havia sido doado por uma familiar em 2021.

O bebê nasceu fruto de uma cesariana planejada, com 38 semanas. Ele tinha 49 centímetros e pesava 3,1 quilos ao nascer.

O transplante de útero, tanto o realizado por humanos como por máquinas, é uma tratamento experimental para dar a possibilidade de gestação a mulheres que perderam a funcionalidade do órgão ou não nasceram com ele.

Desde que a técnica começou a ser testada, em 2014, foram realizados cerca de 90 procedimentos em todo o mundo. O primeiro caso brasileiro foi registrado em 2018 e foi um dos cerca de 50 que resultaram em gravidez.

 

PUBLICIDADE