Pesquisa aponta que Lula tem 56% de aceitação em seu terceiro mandato, em junho

Rejeição ao o presidente, que já foi de 42%, também vem caindo, apontam os números

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no exercício do Governo em seu terceiro mandato aumentou de 51% para 56%, segundo Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (21). Os números mostram que a aprovação segundo o percentual alcançado agora é o mesmo registrado em fevereiro, segundo mês da atual gestão.

O índice dos que desaprovam o governo, que era de 28% em fevereiro, subiu para 42% em abril e caiu, agora, para 40%. Não souberam responder 4%. O principal motivo da melhora na avaliação do governo é a economia, segundo o CEO da Quaest, Felipe Nunes, responsável pela pesquisa.

Foto: Reprodução

O otimismo com a economia voltou, afirma o cientista político. Mais pessoas acreditam que a inflação e o desemprego vão cair e o poder de compra vai aumentar. “O indicador mais evidente para a melhora dos preços foi a queda perceptível do valor dos combustíveis. O preço dos alimentos, das contas de água e luz, não são sentidos como tendo caído (ainda), embora os indicadores econômicos já tenham apontado uma redução”, observa.

“A agenda do governo tem alto potencial para contribuir com a melhora da aprovação. A grande maioria dos brasileiros é favorável a uma política que isenta montadoras para baixar preços de automóveis (76%) e um programa de perdão das dívidas pequenas para limpar o nome (73%)”, acrescenta Felipe.

Otimismo na economia puxa aprovação do governo Lula para 56%, aponta Quaest. A pesquisa entrevistou presencialmente 2.029 pessoas com 16 anos ou mais de 15 a 18 de junho, em 120 municípios. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

PUBLICIDADE