Agentes da Polícia Federal, em parceria com o Icmbio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), estão agindo, na manhã desta quarta-feira (14), na “Operação Overflight”, que visa reprimir crimes de desmatamento ilegal, extração irregular de madeira e à invasão de terras públicas no interior da Floresta Nacional do Iquiri, identificada como “Flona Iquiri”.
A “Flona Iquiri”, que fica na divisa do Acre com o Amazonas e Rondônia, é uma Unidade de Conservação Federal criada em 2008, com forte abrangência na região de divisa com os estados do Acre e Rondônia, conhecida como Amacro, a reunião das siglas dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.
Os trabalhos da Polícia são desenvolvidos a partir da análise e monitoramento diário das principais áreas com alertas de desmatamento e queimadas na região da tríplice fronteira entre os estados da federação e visam desestruturar a prática de crimes ambientais na região.
O nome da operação faz referência à soma dos esforços entre a Polícia Federal e o Icmbio na repressão a devastação ambiental causada na floresta. Ninguém foi preso até o momento.