A frente fria que começou a avançar pelo país na terça-feira (13), vai se intensificar nesta quarta (14) e em alguns momentos da manhã deixará a Capital, Rio Branco, e outras cidades do Acre com temperatura negativa igual ou inferior às regiões conhecidas como as mais geladas do país, como o interior do Rio Grande do Sul e Florianópolis, em Santa Catarina.
Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, a temperatura mínima vai oscilar entre 11 e 13°C, e a máxima, entre 16 e 18°C, com o clima frio e seco, o que é um recorde histórico em se tratando da região Sul da Amazônia, conhecida pelo calor intenso e umidade excessiva na maior parte do ano.
A previsão é do Portal Climatempo, especializado em subsidiar o setor agrícola do sul do país com informações sobre o clima e o tempo. De acordo com o portal, todo o país, ao longo desta semana, vai viver frio intenso com chuvas volumosas que hão de deixar, principalmente, a região Centro-Sul do Brasil, em estado de alerta.
De acordo com o portal, as condições do tempo começaram a mudar no Centro-Sul do Brasil na madrugada de terça-feira com uma forte frente fria que avançou por todo o país levando chuva em vários estados e provocando a queda brusca nas temperaturas do sul ao norte do Brasil. Trata-se de uma massa de ar frio de origem polar que começou por provocar declínio nas temperaturas do Rio Grande do Sul, que inclusive registrou temperaturas negativas nas últimas horas.
As temperaturas ficam baixas nas regiões Sul e Centro-Oeste e em parte do Sudeste. No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas ocorre o que é chamado de friagem, quando o ar frio de origem polar chega ao sul da região Norte, destaca a consultoria Climatempo.
As temperaturas máximas e abaixo dos 13ºC serão registradas em Santa Catarina, região norte do Rio Grande do Sul, sul do Paraná, sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, nas demais áreas do Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso, os modelos mostram temperatura máxima na casa dos 18ºC nesta terça-feira.
A tendência é que o frio se intensifique até a quarta-feira e que as temperaturas continuem caindo no modelo, norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e até o sul do Mato Grosso não devem registrar temperatura máxima acima de 9ºC.
Já a friagem no sul da região norte do Brasil deve durar até a próxima sexta-feira (16), com as temperaturas sem ultrapassar os 10ºC. “Para a região de Vilhena, no sul de Rondônia, a previsão é de temperaturas entre 8°C e 10°C”, prevê a Climatempo. No Centro-Sul do Brasil a tendência é que o frio persista por mais dias.
Nesta terça-feira, com a temperatura mínima de 16,6°C, alcançada em, Rio Branco,oAcre já bateu recorde de menor temperatura em 2023. O registro anterior era de 18,0°C, aferido em 19 de fevereiro. A nova onda polar chegou no estado na madrugada de hoje.
Veja como ficará a temperatura em alguns municípios acreanos nesta quarta-feira:
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 11 e 13°C, e máximas, entre 16 e 18°C;
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 10 e 12°C, e máximas, entre 16 e 18°C;
Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 11 e 13°C, e máximas, entre 16 e 18°C;
Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 12 e 14°C, e máximas, entre 16 e 18°C;
Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 13 e 15°C, e máximas, entre 15 e 17°C;
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 15 e 17°C, e máximas, entre 17 e 19°C;
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 14 e 16°C, e máximas entre 14 e 16°C.