O governo do Acre, visando a intensificação nas ações de prevenção e ampliação dos diagnósticos da tuberculose, incluiu na rede pública de saúde o exame Interferon Gama Release Assay (Igra), preconizado pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose.
A implementação do novo exame teve início em maio, com coleta agendada para oito pacientes. O método é uma alternativa para o rastreio do invasor, além do Igra, é recomendado o exame PPD, uma triagem padrão para identificar a presença da infecção.
O Igra foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em novembro de 2020 e detecta a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch.
O novo exame é realizado em amostras de sangue e, atualmente, é o teste de primeira escolha em pacientes vacinados com a BCG que apresentem reação de falso positivo ao PPD.
O Igra é realizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na sala de Tuberculose, da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas. Não é necessário estar em jejum. Já o resultado sai em dez dias, por meio do Laboratório Central (Lacen).