ContilNet Notícias

Titanic: Bilionário britânico estava em submarino desaparecido; veja outros nomes

Por O GLOBO

O bilionário britânico Hamish Harding, de 59 anos, anunciou pelas suas redes sociais que estaria no submarino que desapareceu em uma visita turística ao Titanic, no Oceano Atlântico. Harding comunicou que estaria na expedição pela primeira vez em junho do ano passado e, em uma publicação deste domingo, confirmou a presença na viagem. O Clube dos Exploradores, associação da qual o britânico fazia parte, também confirmou que Harding estava no veículo submersível.

O enteado de Harding, Brian Szasz, confirmou a presença do britânico na expedição: ‘Meu padrasto Hamish Harding está neste submarino. Pensamentos e orações para minha família’. A Ocean Gate, responsável pela viagem, não confirmou a identidade dos passageiros e da tripulação do submarino. Veja abaixo o post do britânico no Instagram:

No texto que acompanha as fotos, ele afirma que faz parte da viagem como um “especialista”. Formado em Ciências Naturais e Engenharia Química na Universidade de Cambridge , Harding tem experiência como aventureiro, tendo um recorde do Guinness pela viagem aérea mais rápida ao redor da Terra pelos Polos Norte e Sul.

Harding destacou ainda o tempo ruim na região: “Esta missão provavelmente será a primeira e única missão tripulada ao Titanic em 2023. Uma janela meteorológica acaba de se abrir e vamos tentar um mergulho amanhã. Começamos a navegar de St. Johns, Terra Nova, Canadá ontem e planejamos iniciar as operações de mergulho por volta das 4h da manhã de amanhã. Até lá temos muitos preparativos e briefings para fazer”.

Ainda segundo a publicação de Harding, a viagem conta com “exploradores lendários”, alguns com mais de 30 mergulhos ao Titanic. Entre eles estaria Paul-Henry Nargeolet, mergulhador que atuou por 25 anos na Marinha francesa. Após deixar as Forças Armadas, ele ingressou no Instituto Francês de Pesquisa e Exploração do Mar (IFREMER) e já fez diversas viagens aos destroços do navio.

A emissora britânica Sky News apontou ainda que o próprio CEO e fundador da Ocean Gate é um dos possíveis nomes presentes no submarino. No ano passado, Stockton Rush disse ao canal de televisão americano CBS que iria em uma nova expedição a Titanic em 2023.

Segundo a BBC, Hamish Harding é presidente da Action Aviation, uma empresa que lida com vendas e operações na indústria de aviação, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Não seria essa a primeira viagem exótica do britânico. Ele também foi passageiro do quinto voo comercial ao espaço da empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos

Criada em 2009, a empresa OceanGate oferece um passeio ao ponto do naufrágio, que leva oito dias e custa cerca de US$ 250 mil, o equivalente a R$ 1,19 milhão. O pacote também pode incluir um mergulho de oito horas até os destroços da embarcação inglesa.

O Titanic, operado pela White Star Line, afundou em sua viagem inaugural pelo Oceano Atlântico em 1912, após colidir com um iceberg. Mais de 1,500 pessoas morreram. O famoso naufrágio fica a 3,8 mil metros no fundo do Atlântico. Os restos do maior navio da sua época ficam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.

Sair da versão mobile