Segundo relato da advogada da empresa, responsável pela obra, ao jornal O Globo, já havia um lago artificial no local, que foi reformado para virar uma piscina, com projeto paisagístico. A área já estava sendo decorada para ser inaugurada com festa nesta sexta-feira (23/6).
Porém, uma operação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do munícipio, deflagrada após o recebimento de denúncias, encontrou irregularidades no projeto. O pai de Neymar chegou a receber voz de prisão durante a fiscalização. Ele foi liberado, mas recebeu multa de R$ 5 milhões.
Entre as irregularidades, estão desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental. Por isso, as autoridades decidiram interditar a obra, além de aplicar multa milionária.
Apesar da decisão dos órgãos de fiscalização, o gerente da empresa responsável pela obra assegurou que não há nada de errado com a construção iniciada no último dia 12.