ContilNet Notícias

VÍDEO: conheça a história do Novo Mercado Velho, o prédio mais antigo de Rio Branco

Por Suene Almeida, ContilNet

Nesta quinta-feira (15) o Acre celebra 61 anos de elevação a estado. Com muitas histórias e memórias importantes para se lembrar, os acreanos têm muito a se orgulhar. Em homenagem a esta data, o ContilNet foi até um local muito conhecido, o Novo Mercado Velho, localizado no Centro de Rio Branco.

Foto: Carina Menezes/ContilNet

Primeira construção em alvenaria de Rio Branco (1929), o local é um dos pontos turísticos mais conhecidos pelos acreanos, que atrai turistas e é ponto de encontro de milhares de pessoas nas noites e finais de semana.

Tassio Furia é guia de turismo e recebe pessoas de todo o Brasil e de outras partes do mundo, em busca de conhecer o Acre, um dos destinos é o mercado.

Guia de turismo Tassio Fúria – Foto: Carina Menezes/ContilNet

“De 2018 para cá aumentou bastante o fluxo de visitantes. A história do estado está muito viva em toda a margem do Rio Acre. O mercado Velho, assim como o palácio Rio Branco respiram a história do estado. Sem esses locais minhas rotas de turismo estariam prejudicadas”, diz.

O prédio foi reformado em 2006 e, desde então, passou a ser exemplo de organização e concentração de inúmeros comerciantes, entre artesãos e outros empreendedores. O primeiro mercado público de Rio Branco oferece uma diversidade de produtos, desde comidas típicas, artesanatos, remédios e ervas naturais, até artigos religiosos.

Foto: Carina Menezes/ContilNet

Um dos comerciantes mais antigos do Novo Mercado Velho, Raimundo Nonato, o famoso Doutor Raiz, fala sobre a importância que o local tem para o seu negócio:

Doutor Raiz – Foto: Carina Menezes/ContilNet

“Esse espaço é tudo pra mim, aqui passam pessoas do mundo todo. Passar por Rio Branco, não conhecer o mercado e não vir no Doutor Raiz é o mesmo que não conhecer o Acre. O Novo Mercado Velho está para o Acre, assim como o Pelourinho está para Salvador”, destaca.

Ademar Filgueiras, proprietário da Casa de Oxalá, estabelecimento que vende diversos artigos religiosos desde 1987, fala como a revitalização do espaço influenciou no crescimento do seu empreendimento:

Ademar Filgueiras – Foto: Carina Menezes/ContilNet

“Já são quase 40 anos aqui e batalhamos muito para que esse espaço fosse reformado. Eu vivi a fase crítica e a fase nova do mercado, então isso aqui é minha vida”, revela.

Novo Mercado Velho – Foto: Carina Menezes/ContilNet

Um dos principais cartões postais do estado, o Novo Mercado Velho faz parte não só da história, mas também, da cultura acreana. Tassio Furia conta que os turistas ficam maravilhados ao conhecer o local, e alerta também sobre a desinformação do próprio acreano sobre a história do estado:

“Os turistas geralmente ficam maravilhados quando conhecem isso aqui, mas um ponto negativo é a desinformação do acreano em relação à história do Acre. E é justamente por desconhecer, que surgem muitos preconceitos”, ressalta.

Confira a vídeorreportagem exclusiva:

[fvplayer id=”768″]

Sair da versão mobile