ContilNet Notícias

Youtuber recria GTA San Andreas com Unreal Engine 5; veja imagens

Por Tech Tudo

GTA: San Andreas ganha versão refeita na Unreal Engine 5 pelo canal 12th Hour Reprodução/12th Hour

GTA: San Andreas ganha versão refeita na Unreal Engine 5 pelo canal 12th Hour

GTA: San Andreas ganha versão refeita na Unreal Engine 5 pelo canal 12th Hour Reprodução/12th Hour

GTA: San Andreas é um dos capítulos mais populares na saga da Rockstar Games e o youtuber Ryan, do canal 12th Hour, decidiu criar uma versão remasterizada do jogo na Unreal Engine 5, motor gráfico da nova geração no PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X e Xbox Series S, além do PC.

Assim como muitos jogadores, ele alega ter ficado desapontado com a remasterização do jogo na coletânea Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition, que inclui também versões de Grand Theft Auto 3 e GTA: Vice City, e resolveu criar sua própria versão. Apesar disso, a versão de GTA: San Andreas de Ryan não é jogável, e sim um conceito 3D feito em uma semana.

Segundo Ryan, a remasterização de Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition feita pela Grove Street Games, tinha muitos bugs e gráficos de má qualidade. Ao trabalhar algumas hora remodelando o protagonista Carl “C.J.” Johnson ele mencionou como o modelo da remasterização sequer era muito melhor que o do jogo original do PlayStation 2 (PS2).

Ele estipulou, então, um limite de 7 dias para recriar um dos trechos iniciais de GTA: San Andreas, como o modelo de C.J., sua rua Grove Street e um dos carros do game para dirigir por ela.

Para recriar C.J. ele utilizou a ferramenta MetaHuman da Unreal Engine 5, especializada em criar personagens humanos realistas. Para a reprodução de Grove Street, Ryan ficou com o jogo GTA: San Andreas aberto enquanto modelava, alternando entre o game e o modelo 3D para garantir que cada casa, planta e poste estivesse no lugar certo. A casa de C.J. foi remodelada e ganhou texturas de alta resolução, assim como outras construções, apesar de inicialmente não ter seu interior, adicionado apenas ao final do vídeo. A reconstrução de Grove Street incluiu também vegetação realista e um modelo de carro 3D terceirizado comprado por US$ 68 (em torno de R$ 325).

O resultado final é impressionante, porém, vale ressaltar que se trata de um vídeo, um conceito renderizado, e não de um game jogável. Segundo Ryan, até mesmo com uma placa top de linha como a Geforce GTX 4090, cada quadro de seu “remaster” de GTA: San Andreas leva 30 segundos para ser renderizado. Em um videogame, cada segundo de gameplay exibe múltiplos quadros, então para simular 5 segundos de “gameplay” desta versão de GTA: San Andreas o computador de Ryan precisou de 70 minutos. Veja as imagens e compare os gráficos a seguir:

Sair da versão mobile