A atleta paralímpica Jerusa dos Santos, conquistou a medalha de ouro nos 100m da Classe T11, para competidores com deficiência visual, nesta quinta-feira (13), e se consagrou bicampeã mundial, no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris, na França.
Jerusa competiu ao lado do guia Gabriel Garcia, e anotou um tempo de 11s86, novo recorde do campeonato, e ainda fez dobradinha com a também brasileira, Thalita Simplício, que ficou com o bronze ao marcar 12s37.
Natural de Rio Branco, capital do Acre, Jerusa já era a atual campeã da modalidade. A acreana de 41 anos havia batido o recorde também na semifinal da competição, cravando 11s89.
“É meu bicampeonato. Meu treinador está aqui, minha mãe veio pra torcer, então estou muito feliz. A gente mostra que o esporte não escolhe idade, disse Jerusa ao se consagrar bicampeã mundial.
Em paralímpiadas, Jerusa já participou de três edições. A acreana já havia competido e saído medalhista em Pequim – 2008, Londres – 2012 e Tóquio – 2020.
Ainda em Paris, no Campeonato Mundial, Jerusa deverá competir nos 200m T11.
Assim, o Brasil está com 24 medalhas no Campeonato Mundial, que segue até segunda-feira. São nove ouros, seis pratas e nove bronzes, e a segunda posição no quadro geral, atrás somente da China.