ContilNet Notícias

Bocalom celebra reforma e ampliação do Restaurante Popular e anuncia expansão para toda cidade

Por Tião Maia, ContilNet

Ponto de referência e acolhimento para idosos, mas principalmente lugar de comida farta, barata e de qualidade, o Restaurante Popular, mantido pela Prefeitura de Rio Branco, localizado na Avenida Sobral, na chamada Baixada, comemora, nesta terça-feira (18), um ano de funcionamento sob a atual gestão municipal. A data foi comemorada pelo prefeito Tião Bocalom (PP), que esteve no local acompanhado de secretários e outros assessores para acompanhar de perto o funcionamento e o atendimento no espaço.

O prefeito celebrou o projeto/Foto: Reprodução

Ali, de acordo com a Prefeitura Municipal, são servidos diariamente 550 refeições. Uma parte é embalada e enviada ao Centro Pop, espaço que funciona na Rua Floriano Peixoto, no centro da cidade, e que atende pessoas em situação de rua. A maior parte, porém, é servida no restaurante, onde, logo nas primeiras horas da manhã, as pessoas, na sua maioria idosos, chegam cedo para garantir o almoço.

Além da boa qualidade da comida, uma alimentação saudável, com cardápio balanceado, cuidadosamente elaborado por nutricionistas da rede municipal, o preço é bem acessível: R$ 2,00,por prato. “Um preço quase simbólico”, disse o prefeito Tião Bocalom, ao visitar as instalações nesta terça-feira.

“Isso aqui é um espaço fundamental e, por isso, o cuidado da gestão. Fizemos uma ampla reforma, colocamos ar condicionado e até tiramos a mão da iniciativa privada, que tocava isso aqui, o que muitas vezes limitava a quantidade de alimentos servidos”, acrescentou o prefeito.

“Daqui, na época das alagações, chegaram a sair mais de duas mil refeições por dia, o que mostra a importância do restaurante popular. Por isso, nós temos também projetos de ampliação: a construção de um outro, no Segundo Distrito, cujos recursos estão sendo pleiteados pelo senador Sérgio Petecão (PSD). Temos também uma reivindicação da comunidade do Calafate para a construção de uma unidade lá, e penso em construir outra na região do São Francisco. Estamos pleiteando os recursos. Ou seja, quanto mais a gente espalhar o Restaurante Popular pela cidade, mais segurança alimentar estamos oferecendo àqueles que realmente precisam”, disse Bocalom.

A secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Suelen Araújo da Silva, cuja secretária é responsável pela manutenção do espaço e que acompanhou o prefeito durante a visita, disse que o Restaurante Popular é muito mais que um local de servir comida.

“É um espaço que acolhe pessoas que chegam aqui bem cedo, muito antes do horário de se servir as refeições. Trata-se de um público de idosos que aqui encontram acolhimento por parte do nosso pessoal. Por isso, a gente está pensando em uma forma de acolher essas pessoas não só na hora das refeições, já que eles chegam cedo em busca também de um sorriso, um abraço e alguma interação com o nosso pessoal”, disse Suelen Araújo.

Um bom exemplo do público atendido pelo Restaurante Popular é o ancião Luiz Nunes de Melo, morador da Travessa Capixaba, no bairro João Eduardo I, de 76 anos. Solteiro e morando sozinho, ele é um dos clientes habituais do Restaurante e elogia o atendimento e a qualidade da comida servida ali. “É tudo muito bom. O atendimento das pessoas, o gosto da comida e até a quantidade que vem no prato. O bom é o preço”, disse, rindo, satisfeito.

Francisca da Costa Silva, moradora do Palheiral, de 59 anos, é outra cliente habitual do espaço. “Eu venho direto aqui, quase sempre na companhia de uma irmã minha. A gente adora o espaço e o cardápio. É tudo muito bom, limpinho, ar condicionado, com boa comida. O prefeito está de parabéns”, disse dona Francisca.

Sair da versão mobile