O Sicredi Biomas promoveu a realização do Fórum de Investidores do Acre na última terça-feira (11). O evento aconteceu na Maison Borges, em Rio Branco, e reuniu 300 pessoas.
Luís Artur Nogueira é economista, jornalista e educador financeiro, e trouxe para o Acre um modelo de palestra interativa. O economista promove enquetes, relacionadas às temáticas de política e economia, que podem ser respondidas pelos celulares dos ouvintes, através de um QR Code disponibilizado nos telões do local do evento.
Ao ContilNet, Luís Artur contou que é a primeira vez que visita o Acre. “É uma alegria enorme poder participar desse evento do Sicredi, a quem eu agradeço pelo convite. A minha missão é traçar o atual cenário político e econômico do Brasil, que ainda tem diversas incertezas, muitos desafios, mas com certeza inúmeras oportunidades para quem quer ganhar dinheiro ou aprender a investir bem”, disse.
O palestrante afirmou ainda que a eleição de 2022 gerou uma polarização no Brasil, mas o fato é que é preciso enxergar as oportunidades que o Brasil e o Acre oferecem. “É preciso aprender a ganhar dinheiro nesse novo cenário e, consequentemente, aproveitar as oportunidades, investir bem”.
Luís Artur disse ainda que o Brasil deve passar por um período de pelo menos mais um ano e meio de juros altos, o que é ruim para economia, mas muito bom para quem investe. “Torna mais fácil a missão de você investir bem e ganhar dinheiro com segurança, sem correr muitos riscos, porém quando a gente olha mais para frente, o investidor vai ter que tomar um pouco de risco, vai ter que buscar outras opções, incluindo, por exemplo, a bolsa de valores”, disse.
Além do economista, o head de investimentos do Sicredi, Thiago Muller também realizou uma palestra para as mais de 100 pessoas presentes no evento. “Estamos aqui neste fórum realizado pela cooperativa Sicredi Biomas, aqui em Rio Branco, que é dedicado a investidores e tem uma importância muito grande no desenvolvimento econômico aqui da região e nos projetos de expansão da cooperativa”, disse.
Segundo Thiago, o cooperativismo de crédito tem um impacto positivo no desenvolvimento do PIB das regiões em que atua e há um estudo do Banco Central que aprova essa afirmação. “Esse evento vem justamente nessa dinâmica, para a gente conseguir passar um pouco melhor a mensagem do Sicredi e provar para os associados como podemos auxiliar na escolha dos investimentos e nas necessidades dos nossos associados perante ao cenário econômico”, explicou.
O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Marcello Moura, esteve presente no evento e afirmou que a oportunidade proposta pelo Sicredi é uma boa iniciativa.
“Os empresários vivem um momento pós-pandemia e isso traz muita incerteza. A gente vive uma desaceleração da inflação hoje, com o enfraquecimento do consumo, pela perda do poder de compra, que faz o brasileiro consumir menos e a inflação cai. Nós vivemos ciclos econômicos, nós estamos saindo de um ciclo de inflação, para voltar a um ciclo de prosperidade. É exatamente nesse momento que ouvir quem entende de economia, de forma mais ampla, é essencial para tomada de decisão”, disse.
Segundo Marcello, o Sicredi traz uma análise econômica para que o investidor ou empresário saiba tomar a decisão. “Eu acredito que essa iniciativa do Sicredi agrega muito aos empresários do Acre e que com essas informações, a gente consiga tomar boas decisões”, finalizou.
Veja fotos de Juan Diaz para o ContilNet:
Todas as fotos estão disponíveis no Drive, podendo ser acessadas aqui.