ContilNet Notícias

Concurso Caixa 2023: novo edital ganha força; saiba tudo

Por Folha Dirigida

caixa econômica

Foto: Marcelo Camargos/Agência Brasil

Um novo concurso Caixa é altamente esperado pelos candidatos em busca de oportunidades na instituição. O fim da validade do último certame, realizado em 2014, reacendeu as esperanças daqueles que almejam ingressar na Caixa Econômica Federal.

A vigência do concurso da Caixa Econômica Federal de 2014 representava um dos principais obstáculos para a realização de uma nova seleção. Com o fim do prazo, um novo edital ganha forças.

Situação atual

Em maio, o prazo de validade do concurso Caixa 2014 foi encerrado por meio de um acordo entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Caixa Econômica Federal.

De acordo com o documento, o MPT e a Caixa chegaram a um acordo em relação à Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006, que tinha como objetivo a contratação dos candidatos aprovados na seleção.

Esse acordo estabelece regras importantes para o próximo concurso público da Caixa destinado a carreira de técnico bancário. É determinado que o concurso não seja apenas para formação de cadastro de reserva, mas sim para atender à real demanda de vagas do banco.

Com isso, aqueles que aguardam por uma nova seleção para a carreira podem começar a impulsionar a sua preparação, pois um novo concurso pode sair!

É importante destacar que o fim da validade do certame não agradou os aprovados no concurso Caixa, que ainda aguardavam a convocação. Com mais de 1 milhão de inscritos, a seleção contou com mais de 30 mil aprovados.

Desde a realização da seleção em 2014, o concurso Caixa convocou 17.923 candidatos, com a admissão de 11.672 aprovados.

Além disso, em maio deste ano, a Caixa assumiu o compromisso de convocar mais 800 candidatos aprovados, a partir de junho. O processo de contratação deve ser finalizado até o final do segundo semestre deste ano.

Veja a linha do tempo do concurso Caixa:

Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!

Quais os cargos da Caixa

O site da Caixa disponibiliza o Plano de Cargos e Salários da instituição, que determina as seguintes carreiras:

O que é preciso para trabalhar na Caixa?

Para trabalhar na Caixa, é necessário preencher os requisitos de admissão abaixo:

Além dos requisitos citados acima, os candidatos devem atender aos requisitos específicos de cada cargo, sendo:

O que faz um Técnico Bancário da Caixa?

O Técnico Bancário é responsável por prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços; identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais, quando realizada capacitação específica; efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas; elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral; inserir e consultar dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxiliar em sua manutenção e aperfeiçoamento; efetuar cálculos diversos e controles numéricos; identificar e apontar oportunidades de melhorias nos processos em que atua; e executar outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional dos cargos.

Quanto ganha um concursado da Caixa

Conforme o Plano de Cargos e Salários da Caixa, a remuneração é definida da seguinte forma:

Quais os benefícios da Caixa

Além da remuneração, os aprovados no concurso público da Caixa também têm direito a benefícios, como:

Último concurso da Caixa

O último concurso Caixa foi realizado em 2014, sob organização da banca Cespe, atual Cebraspe. A seleção foi destinada a formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior.

Foram ofertadas oportunidades para a carreira de técnico bancário, de nível médio, além de vagas para médico do trabalho e engenheiro, de nível superior. O salário era de R$2.025 a R$ 8.041,00.

Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram no concurso público da Caixa de 2014, sendo 1.156.744 apenas no cargo de Técnico Bancário e 19.870 em cargos de nível superior.

Concurso Caixa 2021: edital para PcD

Além do concurso Caixa 2014, a estatal realizou uma seleção em 2021 destinada a pessoas com deficiência, sob organização da banca Cesgranrio. O certame ofertou 1100 vagas, sendo 1000 para provimento imediato e 100 para formação de cadastro de reserva.

O concurso Caixa 2021 contemplou a carreira de Técnico Bancário Novo, em âmbito nacional, e o cargo de Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação, para o polo Distrito Federal (DF).

Etapas do concurso da Caixa 2014

O concurso Caixa compreendeu duas etapas, sendo elas:

Prova objetiva: o que caiu no último concurso Caixa

A prova objetiva do último concurso Caixa (2014) foi composta de 120 questões no formato Certo ou Errado, sobre as disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Foram cobrados os seguintes conteúdos:

Conhecimentos básicos para Técnico Bancário Novo: 50 questões

Conhecimentos básicos para cargos de nível superior

Conhecimentos Específicos para Técnico Bancário (para todos os Polos, exceto Tecnologia da Informação): 70 questões

Conhecimentos Específicos de Técnico Bancário para os Polos de Tecnologia da Informação (DF, RJ E SP): 70 questões

Prova discursiva

Em 2014, a prova discursiva para a carreira de Técnico Bancário constou de uma redação dissertativa, de até 30 linhas, sobre temas relacionados aos conhecimentos específicos.

Para cargos de nível superior, a prova discursiva tinha valor de 20,00 pontos e consistiu em duas questões discursivas, de até 20 linhas cada, valendo 10,00 pontos cada uma, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos dos respectivos cargos.

O que cai no concurso da Caixa

Em relação aos conteúdos que mais caem em provas da Caixa, o Raio X do Qconcursos traçou um comparativo das últimas avaliações, organizadas pelas bancas Cebraspe, Cesgranrio e FCC.

Conforme detalhou a análise, a disciplina mais cobrada nos últimos concursos Caixa foi Conhecimentos Bancários, seguida de Português e Noções de Informática. Outros temas também apareceram com frequência em provas passadas e apresentaram um alto grau de relevância, como:

No que se refere aos assuntos mais cobrados, Interpretação de Textos se destaca. Em seguida: Conceitos fundamentais de Matemática Financeira; Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Produtos e Serviços Financeiros; e Sintaxe.

Sair da versão mobile