Um “salve”, forma de comunicação utilizado no submundo crime para comunicação entre seus membros e feito através de redes sociais na internet, captado pela Polícia, conclama criminosos a matarem pelo menos dois agentes de polícia civil e explodirem os prédios das delegacias de Epitaciolândia e Brasiléia. Seria uma forma de reação do crime na região do Alto Acre contra a ação policial das forças de seguranças que nos últimos dias vem prendendo pessoas, apreendendo armas e causando sérios prejuízos aos grupos de facções criminosas que agem no tráfico de drogas na região.
Os investigadores descobriram que há um grupo de cinco bandidos que fazem parte de um grupo criminoso que disputam espaço na fronteira do Acre com a Bolívia, através da cidade de Cobija, capital do Departamento de Pando. As forças de segurança prenderam nos últimos dias vários integrantes de facções criminosas quando eles participavam de uma reunião, na qual organizavam ataques contra grupos de facções rivais. Neste meio, um casal que estaria envolvidos diretamente em um assassinato e uma tentativa com a utilização de dinamite.
A reação do grupo veio após uma operação desencadeada no início deste final de semana e que causou sérias baixas nos grupos criminosos. Os membros dos grupos criminosos propuseram algum tipo de reação contra membros das forças de segurança que atuam na região. Os alvos seriam pelo menos dois agentes e os prédios das delegacias nos dois municípios.
Foi a partir daí que grupos em plataformas desses sociais passaram a divulgar os comunicados de declaração de guerra contra as forças de segurança na região, com ameaças com ameaças e intimidações. Os faccionados dizem nas mensagens que aqueles que estarão “fechados” com seus grupos e precisando ganhar espaços, usem suas armas e façam declarações de guerra.
Em resposta, os agentes de polícia da Delegacia de Brasiléia iniciaram uma operação chamada de “pente fino”, fazendo incursões nos bairros, onde suspeitos foram identificados. Pelo menos cinco faccionados foram presos, além de uma arma e veículos como motos carros foram apreendidos.