A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou nesta segunda-feira (3), a posse de 152 aprovados do Processo Seletivo Simplificado que atuarão na Atenção Básica de Saúde do todo o município.
A cerimônia de posse aconteceu no auditório de uma universidade particular, em Rio Branco. Estavam presentes algumas autoridades do município, como o prefeito Tião Bocalom, a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, o presidente da Câmara de Rio Branco, Raimundo Neném, a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, além do presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), João Batista.
Servidores de nível técnico e superior foram contratados em regime de emergência. A ação de emergência foi tomada devido às enchentes dos igarapés e Rio Acre, considerando o Decreto Estadual nº 11.207, de 24 de março de 2023, que dispõe sobre o reconhecimento de situação de emergência em Rio Branco.
O prefeito Tião Bocalom afirmou que o processo seletivo irá resolver o problema da falta de profissionais na rede pública municipal:
“Esperamos resolver o processo seletivo rede básica de saúde. Tudo acontecia por conta da falta de profissionais. Corrigimos os salários e graças a Deus agora apareceu gente querendo trabalhar na prefeitura, o que antes não acontecia. Com essa equipe, agora tenho certeza de que vamos conseguir atender a população”, destacou.
Segundo a secretária de Saúde, Sheila Andrade, com o processo seletivo, unidades de saúde em toda a capital serão contempladas com profissionais de saúde:
“Seis meses renovado por mais seis. Os profissionais vão executar seus serviços com tranquilidade para a saúde pública de Rio Branco. Conseguimos executar esse processo seletivo com celeridade. Toda a rede de atenção básica será contemplada”.
O presidente do Coren, João Batista, destacou a importância da parceria entre a prefeitura e o Coren para os profissionais da saúde. “Temos que reconhecer os trabalhos realizados pela prefeitura. Bocalom valorizou os profissionais da saúde. Todas as nossas solicitações são prontamente atendidas pela nossa secretária de saúde”, frisou.