Nesta sexta-feira (28/7), Erik Cardoso fez história no atletismo. Exatamente às 15h38, ele se tornou o primeiro brasileiro a alcançar a marca de menos de 10 segundos nos 100 metros rasos.
Com o feito, ele também garantiu a medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos, ficando atrás de Asinga Issamade, do Suriname, que fez 9s89 e levou o ouro com direito a recorde mundial sub-20.
O brasileiro alcançou 9s97 e, com o resultado, garantiu vaga nas Olímpiadas de 2024 e superou a marca que durava 35 anos: os 10 segundos cravados de Robson Caetano.
“Graças a Deus eu tive a graça de correr muito bem hoje. A gente sabe que tem o momento certo para tudo e foi o momento certo para essa marca espetacular. Recorde brasileiro. Poder correr em casa, no Brasil. É uma sensação única”, comemorou Erik.
Felipe Bardi, no início do mês, chegou a correr abaixo dos 10 segundos, mas o resultado não foi homologado devido ao índice do vento.
Almir Junior também conseguiu um importante resultado nesta sexta. No Salto Triplo, ele obteve o índice olímpico, com 17,24 metros.