ContilNet Notícias

Golpes na internet crescem mais de 200% no Acre, revela anuário

Por Suene Almeida, ContilNet

Foto: Reprodução

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira (20), revelam que o número de golpes eletrônicos cresceu em 203% no Acre, em 2022.

Em 2021 houve apenas 50 registros desse crime, já em 2022 o total subiu para 153. A pesquisa atrela o crescimento dos casos à pandemia da Covid-19.

Com o acesso à internet cada vez mais globalizado, as facilidades ofertadas para os usuários são muitas – Imagem: Reprodução

O estudo aponta, ainda, que em 2021 foram 6,1 estelionatos por meio eletrônico a cada 100 mil habitantes no estado acreano, enquanto no ano passado foram 18,4.

Exemplo de caso conhecido no estado

Em julho de 2022 a Polícia Civil deu início ao trabalho investigativo acerca da pratica criminosa de venda falsa de aparelho celular que vitimou mais de 50 pessoas, que procuraram a Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul para registrar Boletim de Ocorrência.

As vítimas citaram uma mulher que se apresentava nas redes sociais ofertando celular do tipo Iphone. A investigação apontou que a suposta vendedora aplicou um golpe nas vitimas que, em valores somados, gera prejuízo superior a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Dicas para se proteger de possíveis golpes

Com o acesso à internet cada vez mais globalizado, as facilidades ofertadas para os usuários são muitas, como comprar sem sair de casa, fazer negócios, realizar serviços bancários, dentre outros. No entanto, assim como existem diversas ferramentas que facilitam a vida dos usuários, existem pessoas de má fé, infiltradas na internet a fim de tirar vantagem das pessoas. Confira algumas dicas para se proteger de golpes e fraudes na internet:

Pesquise sobre a empresa

Se for fazer uma compra online ou fechar qualquer tipo de negócio, a primeira coisa a fazer é pesquisar sobre a empresa. Confira em sites de busca se a empresa existe, se possui reclamações, se a empresa disponibiliza canais de contato (telefones, e-mail, site) e desconfie quando não é possível localizar facilmente esses dados sobre a empresa.

Confira os Certificados Digitais

As lojas virtuais e sites que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e Certificados Digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se o endereço do site exibe um cadeado ao lado do endereço digitado. Os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”, isso indica que o site possui um certificado digital e as informações digitadas nele, como dados de cartão de crédito, por exemplo, serão criptografados.

Desconfie de promoções fora do comum

Desconfie de preços muito mais baixos que o de costume. Se o preço chega a ser metade ou menos comparado aos valores do mesmo produto ou serviço em outros sites, pare e repense a compra. Isso pode ser fraude.

Aplicativos de desapegos

Sempre que for vender ou comprar algo nesses sites, faça o pagamento apenas na hora e procure marcar encontros em locais públicos com bastante movimento.

Sair da versão mobile