Governo Lula autoriza concursos com mais de 8,3 mil vagas em 2023

Serão contemplados órgõs como Ibama, Instituto Chico Mendes, Iphan e Agência Nacional de Mineração

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (18), em Brasília, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva autoriza novos concursos no país e que o total de vagas abertas chega a R$ 8 mil. De imediato, serão abertos concursos para mais 2.480 cargos efetivos no governo federal.

Com isso, somadas àquelas vagas já autorizadas este ano, são ao todo 8.360 vagas abertas somente em 2023. O impacto orçamentário anual das novas vagas deve ser de R$ 546 milhões, disse a ministra:

“De fato, é o maior anúncio em muitos anos. É fruto um pouco desse represamento”, disse a ministra Dweck. Segundo ela, nos governos petistas Lula e Dilma, havia frequência anual maior de realização de concursos públicos.

Esther Dweck também destacou a autorização para provimento de 546 vagas, em concursos públicos que já estão em andamento para candidatos aprovados os seguintes órgãos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Agência Nacional de Mineração (ANM). A autorização para a ANM é uma retificação com ampliação do número de vagas (de 24 para 27).

PUBLICIDADE