Homens da Força Nacional chegam ao Acre para atuar em pontos estratégicos

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, explica que as ruas vão estar bem policiadas assim como a feira agropecuária

Homens da Força Nacional de Segurança Pública, em número que não foi revelado por questões estratégicas, desembarcaram em Rio Branco, Capital do Acre, neste sábado (29) para reforçar o sistema estadual de segurança pública. O anúncio foi feito pelo coronel José Américo Gaia, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre.

Viaturas da Força Nacional/Foto: Reprodução

Segundo o secretário, os agentes da Força Nacional foram enviados pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública, atendendo ao pedido do governador Gladson Cameli ao ministro Flávio Dino face aos últimos acontecimentos em relação à área, especificamente a rebelião registrada no presídio Antônio Amaro Alves, que durou pelo menos 24 horas.

SAIBA MAIS: Polícia investiga se agentes públicos facilitaram rebelião em presídio e dá novos detalhes

A força-tarefa montada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) conta com planejamento estratégico para combater a atuação de organizações criminosas e fortalecer a segurança da população acreana.

A medida faz parte de um plano de ação da Operação Integrada entre as forças policiais, que envolvem o policiamento ordinário e patrulhamento em vários pontos do Estado, sendo distribuídos em locais em que permitem uma mobilidade e um acompanhamento maior das pessoas que circulam nas ruas.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, explica que as ruas vão estar bem policiadas assim como a feira agropecuária. “Por conta da Expoacre, haverá um reforço de efetivo da Polícia Militar oriundos do interior, que irão dar apoio as policiais da capital”.

O diretor operacional da Sejusp, coronel Cleudo dos Santos Maciel, destaca que as pessoas vão poder circular com segurança. “Nós estaremos em pontos importantes da cidade para que a população possa se sentir mais segura e ter seu direito de ir e vir garantido”, disse.

Toda a força-tarefa está sendo supervisionada, pelas Diretorias Operacionais da Sejusp e Polícia Militar, Coordenação Situacional e a Diretoria Operacional da Capital.

Na Expoacre 2023, as ações de segurança contam com vídeo monitoramento, que permitem o reconhecimento facial e a identificação de pessoas, além de uma delegacia da polícia civil dentro do parque para proporcionar celeridade em eventuais ocorrências.

PUBLICIDADE