Ícone do site ContilNet Notícias

João Donato foi homenageado no Acre dando nome a maior Usina de Artes do estado

Por Matheus Mello, ContilNet

Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, João Donato, faleceu nesta segunda-feira (17), após uma série de problemas de saúde.

Nascido em 1934, natural de Rio Branco, no Acre, o músico foi homenageado em 2006, dando nome a Usina de Artes João Donato, maior centro cultural do estado, localizado no Distrito Industrial da capital. O espaço foi inaugurado pelo ex-governador Jorge Viana (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na época da inauguração, o ministro da Cultura,  Gilberto Gil, veio ao Acre para a cerimônia do nascimento da Usina de Arte.

A Usina de Arte foi inaugurada em 2006, pelo ex-governador Jorge Viana (PT). Foto: Hanna Lydia/Secom

João Donato voltou ao Acre em 2013, para comemorar os seus 80 anos, em um show especial “Donato e a Bossa que Vem do Acre”.

Acreano, João faz parte do seleto grupo de artistas brasileiros que foram indicados ao Grammy Latino, maior prêmio da música internacional.

A Usina de Arte, inicialmente, foi uma usina de beneficiamento de castanha na década de 1980. Depois de quase duas décadas de inatividade, tornou-se um espaço de cultura, onde ocorrem shows, espetáculos teatrais, lives, exposições, cursos e oficinas de formação artística.

Na época da inauguração, o então ministro da Cultura, Gilberto Gil participou da cerimônia/Reprodução

Em 2021, o espaço foi totalmente revitalizado pela primeira vez após a inauguração. Os ambientes a passarem por intervenções são: o deque, o teatro, o restaurante, a galeria, a biblioteca Juvenal Antunes, o estúdio de música, os camarins e todo o espaço externo, incluindo o espelho d’água, além da cascata localizada na entrada da Usina.

Sair da versão mobile