Julho Amarelo: em 2022, Acre registrou mais de 400 casos de hepatites virais

A campanha tem como objetivo vigilância e ações de prevenção sobre as hepatites A, B, C, D e E

Este mês é lembrado como Julho Amarelo, mês marcado por ações de prevenção e vigilância das hepatites virais. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei número 13.802/2019 e tem como finalidade reforçar as ações sobre a doença, que é uma inflamação do fígado.

A inflamação pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Foto: Ilustrativa

No Acre, apenas em 2022 foram registrados 441 casos de hepatites virais confirmados. Segundo os dados do Sistema de Informação de Agravo de Notificação, o número de casos confirmados entre 2014-2023 são: Hepatite A (480), sendo que foi notificado em 2014 (217 casos) e em 2022 (6 casos). Já para Hepatite B (4.424 casos), dos quais em 2014 foi notificado (1417 casos) e em 2022 (385 casos) e para Hepatite C (1333), sendo que foi registrado em 2014 (296 casos) e em 2022 (50 casos).

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), há diversas ações programadas para este mês, com objetivo de desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde incentivando a testagem rápida como instrumento de total importância no diagnóstico precoce.

Foto: Arquivo/ContilNet

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Para as ações, na programação da Sesacre haverá um Dia ‘D’, que será em 28 de julho. Além disso, haverá também um Webinar: Julho Amarelo, Situação das Hepatites Virais no Acre, no dia 21 de julho, ações no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Upas, Policlínica do Tucumã, Pronto-Socorro de Rio Branco, além de panfletagem e oferta de testes rápidos.

PUBLICIDADE