A morte do acreano João Donato, ocorrida nesta segunda-feira (17), comoveu vários artistas e políticos brasileiros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre agenda no Fórum Empresarial da União Europeia, em Bruxelas, lamentou a morte de João Donato nas redes sociais.
VEJA MAIS: Artistas, familiares e amigos lamentam partida de João Donato: “Um pouco mais órfãos”
Lula lembrou que João saiu do Acre para ganhar repercussão internacional no Rio de Janeiro, e disse que o acreano foi um “dos gênios da música brasileira”
“João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou”, disse Lula.
João Donato, pianista, acordeonista, cantor e compositor, foi um dos gênios da música brasileira. Perdemos hoje um de nossos maiores e mais criativos compositores. Nascido no Acre, foi no Rio de Janeiro que construiu sua trajetória e marcou a história da música em nosso país, com…
— Lula (@LulaOficial) July 17, 2023
O presidente segue dizendo que João foi um dos maiores e criativos compositores brasileiros, e finaliza declarando que “sua música permanecerá conosco”.
VEJA TAMBÉM: Corpo de João Donato será velado em espaço público e cremado no Rio de Janeiro
Foi durante o segundo mandato do presidente Lula, em 2006, que o acreano foi homenageado no Acre, ao receber o nome da Usina de Arte João Donato, um dos principais centros culturais da Região Norte. Na cerimonia de inauguração, o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou do evento.

