ContilNet Notícias

Mundial de LoL tem alterações no formato; veja o que muda

Por Ge

Palco da final do Worlds 2022 em São Francisco, nos Estados Unidos, vencida pela DRX contra a T1 — Foto: Marv Watson/Riot Games

Palco da final do Worlds 2022 em São Francisco, nos Estados Unidos, vencida pela DRX contra a T1 — Foto: Marv Watson/Riot Games

Palco da final do Worlds 2022 em São Francisco, nos Estados Unidos, vencida pela DRX contra a T1 — Foto: Marv Watson/Riot Games

Riot Games anunciou o formato do Worlds 2023, o Campeonato Mundial de League of Legends da temporada 2023, com uma mudança que interessa aos times brasileiros. Equipes da Coreia do Sul e da China, os dois cenários mais fortes da modalidade, não disputarão mais a fase de entrada, da qual participa o campeão do Campeonato Brasileiro (CBLOL). Outra novidade é a adoção do formato suíço na segunda fase.

O Worlds 2023 terá três fases (entrada, suíça e playoffs) e 22 times participantes, definidos por meio das ligas de nove regiões: Coreia do Sul, China, EMEA, América do Norte, PCS (Taiwan, Hong Kong, Macau, Sudeste Asiático e Oceania), Vietnã, Japão, Brasil e América Latina.

Fase de entrada

A fase de entrada começará com oito equipes, sendo duas do Vietnã, duas da PCS, as campeãs do CBLOL, da América Latina e do Japão e a vencedora da Série de Classificação disputada entre as seeds #4 da EMEA e da América do Norte.

Isso significa que sul-coreanos e chineses não disputarão mais a primeira fase, da qual participam os representantes de regiões emergentes ou os piores times classificados dos principais cenários do LoL internacional. A presença deles fazia com que as vagas da fase de entrada para a sequência do campeonato ficassem com China e Coreia do Sul, o que provocava críticas da comunidade por tirar a oportunidade de outras equipes.

Os oito times estarão divididos em duas chaves de eliminação dupla e se enfrentarão em séries em melhor de três partidas (md3). Com os vencedores das chaves superior e inferior definidos, haverá confrontos md5 opondo o ganhador da chave superior de um grupo com o da chave inferior do outro grupo. Os vencedores dessas duas séries irão avançar e se juntar a outros 14 times na fase suíça.

Fase suíça

Nessa segunda fase, que não terá mais grupos e será completamente reformulada, os 16 times se enfrentarão no formato suíço, que prevê que equipes com a mesma campanha se enfrentem a cada rodada. Quem chegar a três vitórias se classifica, e quem somar três derrotas é eliminado. Os confrontos para classificação ou eliminação serão md3 e os demais, md1.

Na primeira rodada, haverá sorteio dos confrontos, com uma equipe obrigatoriamente enfrentando outra de uma região diferente. A partir daí, nas rodadas seguintes, os duelos serão determinados conforme a campanha dos times. Na segunda rodada, times com campanha 1-0 se enfrentam, enquanto os de 0-1 também jogam entre si. Conforme a Riot, a fase suíça terá 33 séries, sendo 20 md1 e 13 md3.

— Estamos empolgados em introduzir o formato suíço ao Worlds, em que cada partida é importante para ambos os adversários – não há jogos que não afetem o resultado do campeonato. Além disso, isso nos permitiu adicionar 13 séries [md3] ao evento sem sacrificar a emoção de um dia cheio de md1. Por fim, devido à redistribuição dinâmica que coloca apenas equipes com campanhas iguais entre si, todas as equipes terão mais oportunidades de vencer. Chega de “grupo da morte” que deixa os fãs com a sensação de que a corrida no Worlds de seu time terminou antes mesmo de começar — justificou a empresa, em comunicado.

Playoffs

Oito times passarão da fase suíça para os playoffs, que continuarão sendo disputados com confrontos md5 e eliminação simples, ou seja, sem chaves superior e inferior.

— Chaves inferiores podem ser adições interessantes a outros esports (incluindo outros esports da Riot), mas, assim que chegarmos à fase eliminatória, acreditamos que o Worlds deve continuar exigindo que nosso campeão enfrente o desafio à sua frente todos os dias: vencer e continuar ou perder e ir para casa — explicou a empresa, depois de muitos pedidos, ao longo dos últimos anos, que o principal campeonato do LoL adotasse o formato de eliminação dupla.

No ano passado, a Riot confirmou que haveria mudanças de formato no Worlds e no Mid-Season Invitational (MSI), o campeonato internacional de meio de temporada, mas os executivos da empresa adiantaram que a dupla eliminação não seria adotada.

Datas e locais

A fase de entrada do Worlds 2023, na qual o representante brasileiro inicia, será sediada de 10 a 15 de outubro, no LOL Park, estúdio onde são disputadas as partidas da LCK, a liga sul-coreana de LoL.

A fase suíça ocorrerá de 19 a 23 de outubro e de 26 a 29 de outubro na KBS Arena, em Seul.

Quartas de final e semifinais estão marcadas para acontecer no Sajik Indoor Gymnasium, em Busan. Quartas serão de 2 a 5 de novembro e semis, nos dias 11 e 12 de novembro

A final será em 19 de novembro, no Gocheok Sky Dome, que é o maior local coberto da Coreia do Sul e casa do time de beisebol de Seul, o Kiwoom Heroes.

De acordo com a Riot Games, a final do Worlds 2023 foi programada para uma data mais tarde do que o habitual para apoio aos 19º Jogos Asiáticos, que serão realizados de 23 de setembro a 8 de outubro, Hangzhou, na China. League of Legends e outros seis títulos de esports serão apresentados pela primeira vez como eventos valendo medalhas olímpicas. A mudança de data atende aos jogadores de LoL que estarão competindo nos Jogos Asiáticos.

Sair da versão mobile