Ícone do site ContilNet Notícias

No Acre, médicos poderão fazer segunda etapa do Revalida com isenção na inscrição

Por Suene Almeida, ContilNet

Em março de 2023 os médicos brasileiros formados no interior realizaram a prova da primeira etapa da edição do Revalida 2023/1. No Acre, a prova aconteceu no campus da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. No entanto, os candidatos se sentiram prejudicados por conta de um a apagão de energia que aconteceu no local.

Diante disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando resolver a questão, anunciou que os candidatos que foram reprovados na primeira etapa poderão realizar a prova da segunda etapa do Revalida, desta vez, com isenção da taxa de inscrição.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Inep aplicará a prova (objetiva e discursiva) em nove cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O Revalida

O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas) acontece no dia 8 de setembro. Já o resultado final da primeira etapa sai no dia 2 de outubro.

Sair da versão mobile