Aproximadamente 6 mil pessoas já visitaram o V Festival Atsa Puyanawa, na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima, entre os dias 18 a 21 de julho. O evento celebra a cultura do povo indígena, fomenta o turismo, além de movimentar a economia local com comidas típicas, artesanato e pinturas corporais, que são alguns dos atrativos do festival.
O V Festival Atsa Puyanawa, que é a maior festa tradicional da etnia, se estende até esse domingo (23). O nome “Atsa” significa macaxeira e por isso, as comidas típicas mais comuns são os bolos, sopas, tapiocas, beléus, quibes e migau derivado da macaxeira. Além disso, é uma das principais fontes de renda da comunidade, onde produzem cerca de 500 toneladas de farinha por ano.
O que também chama muito a atenção do público presente é o artesanato. Os Puyanawas são talentosos, com destaque na confecção de cordões, brincos, anéis, pulseiras e outros utensílios. Eles aproveitam essa oportunidade para divulgar seus trabalhos e fazer uma renda extra com a venda de suas peças artesanais.