Ícone do site ContilNet Notícias

PIS/Pasep: governo paga hoje o último lote do abono; veja quem recebe

Por Uol

© Marcello Casal JrAgência Brasil

O governo federal paga nesta segunda-feira (17) o último lote abono salarial PIS/Pasep em 2023. Estão neste grupo os trabalhadores do setor privado nascidos em novembro e dezembro, além dos servidores públicos com número do Pasep terminado em 8 ou 9.

Como será o pagamento?
O valor do benefício é de até R$ 1.320, equivalente ao salário mínimo atual. No caso do PIS (setor privado), o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal; no Pasep (servidores), pelo Banco do Brasil.

Ao todo, serão depositados R$ 4,2 bilhões a 4.202.121 milhões de trabalhadores. Pela Caixa, serão beneficiados 3.659.893 trabalhadores com direito ao PIS. Pelo Banco do Brasil, serão 544.228 mil servidores públicos com direito ao Pasep.

O pagamento do PIS na Caixa é feito prioritariamente em conta corrente ou poupança. Os demais receberão por meio do Caixa Tem, que permite pagar contas, fazer transferências e comprar com o cartão de débito virtual.

Os trabalhadores ainda podem sacar o abono em caixas eletrônicos e lotéricas com o Cartão Social. O dinheiro estará disponível para resgate até 28 de dezembro.

Servidores públicos (Pasep):

Nº de inscrição de final 9: a partir de 17 de julho

Quem tem direito ao abono?
Trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais, em média, em 2021. O cidadão também precisa ter inscrição no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos (veja como saber o número do PIS).

Quem é do setor privado precisa ter atuado com carteira assinada por, ao menos, 30 dias em 2021. Todos ainda precisam ter seus dados corretamente informados pelo empregador ao governo.

Sair da versão mobile