Com o tema “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”, a 23º Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que aconteceu em Olinda (PE), de 5 a 16 de julho, é a maior feira de artesanato da América Latina.
Mais de 5 mil expositores, artesãos de todo o Brasil e de diversos outros países participaram da feira no Centro de Convenções de Pernambuco e com os acreanos não seria diferente. Segundo a coordenadora do Artesanato do Acre, Terezinha Messias, o estande do Acre foi um dos mais movimentados e o estado foi o terceiro do Brasil que mais registrou vendas, atrás apenas de Pernambuco, estado que sediou a feira, e Ceará.
São biojoias, produtos de decoração, artefatos do látex, sementes, peças produzidas a partir do reaproveitamento de madeira, marchetaria e outros.
“Nós levamos marchetaria, a borracha, muita semente, peças em madeira também, cestaria, o pessoal de Cruzeiro do Sul, o doutor da Borracha, de Epitaciolândia. Levamos também as folhas lá da Resex Cazumba, além disso, nós tivemos as Biojóias e dos artesãos que são top 100, quatro estavam conosco”, explica Terezinha Messias.
Também participaram da feira a diretora de Empreendedorismo, Keilla Lima; e o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.
Segundo Terezinha, o item mais procurado e vendido na Fenearte é a marchetaria, que sozinha vendeu muito. Na Expoacre, na loja conceito em parceria com o Sebrae, o governo do Acre, pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) expõem algumas peças para o público conhecer o trabalho. Apesar do objetivo nesse momento não ser a venda direta, os itens estão a venda e podem ser comprados através de pagamento via pix.
Terezinha aproveitou a oportunidade para convidar todos os acreanos e turistas para conhecerem a Casa do Artesanato, que foi inaugurada recentemente no Parque da Maternidade, onde funcionava a antiga Casa dos Povos Indígenas. “Ela foi toda reformada, o espaço está lindo, gostaria de convidar todos para conhecer a Casa, ela fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17 horas.