A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária continuará verde no mês de setembro, sem valor adicional nas tarifas, cenário observado desde abril de 2022.
A bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. O SIN é a malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.
O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia.
De acordo com análise dos dados pela área técnica da Agência, permanece a expectativa de que a bandeira se manterá na cor verde até o final de 2023.
A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.