Com altas temperaturas, consumo de energia cresce mais de 80% no Acre em agosto

Os dados são da Energisa, grupo de distribuição de energia no Acre

As altas temperaturas registradas no mês de agosto causou um aumento no consumo de energia no Acre. Até a penúltima semana do mês de agosto, foi registrado um aumento de 88% em comparação com a mesma semana no ano anterior, em 2022. O número é um levantamento da Energisa, que diz ainda que o consumo em agosto de 2023 já supera o total do mês em 2022, registrando um aumento de 21%.

El Niño, e novos episódios de ondas de calor podem ser observados ao menos até o primeiro trimestre de 2024 – Foto: Reprodução

A Energisa também afirma que tomou medidas preventivas para o período de altas temperaturas, e ampliou subestações, alimentadores e transformadores.

Com o aumento de consumo, a concessionária também recomenda que os clientes procurem a empresa quando houver necessidade de aumento de carga, por exemplo, quando moradores de uma casa adquirem aparelhos como ar-condicionado, geladeira ou freezer, devem comunicar para que o fornecimento seja ajustado, e assim evitar quedas ou falhas na distribuição de energia.

Ainda segundo a empresa, esse ajuste no fornecimento de carga não tem impacto na conta de energia, já que a fatura considera apenas o consumo e tarifas.

PUBLICIDADE