Ícone do site ContilNet Notícias

Com autorização da Anvisa, farmácias do Acre podem fazer exames de análise clínica

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de pelo menos 47 exames médicos em farmácias de todo país a partir dessa terça-feira (1º). Apesar da autorização, as farmácias não são obrigadas a disponibilizar os exames, visto que esses procedimentos devem ser feitos em local adequado e por um profissional habilitado.

A regulamentação da Anvisa determina algumas exigências para que o estabelecimento possa fazer esses procedimentos:

Os exames de análises clínicas (EAC) são todos aqueles que tomam como base fluidos do organismo, como sangue, urina, fezes e secreções. Até então, a Anvisa liberava a realização somente de testes de Covid-19 e de glicemia. Agora, os laboratórios vão ter um prazo de 180 dias para adequação.

Teste rápido para detecção de doenças — Foto: Prefeitura de Bertioga

A norma aprovada permite fazer testes de triagem. É importante ressaltar que esses testes não substituem os exames laboratoriais tradicionais, pois eles complementam o diagnóstico. A Anvisa destaca que os resultados desses testes feitos em farmácias e consultórios inclusive não devem ser usados sozinhos para tomar decisões médicas. Eles devem ser usados apenas como uma primeira avaliação.

A liberação para os exames em farmácia aconteceu em maio e muda um a regra de 2005. Segundo a Anvisa, a mudança ocorre pela evolução tecnológica em exames. Antes da liberação para farmácias, foram realizadas audiências e consultas públicas.

Os serviços que podem ser executados são:

Sair da versão mobile