Um novo concurso Caixa tem gerado grande expectativa entre os candidatos, uma vez que o término da validade da seleção anterior, realizada em 2014, reascendeu as esperanças de quem deseja uma vaga na instituição.
A previsão é que o próximo edital atraia um número expressivo de candidatos, seguindo a tendência do concurso passado, que reuniu mais de 1 milhão de inscritos e se destacou como um dos certames mais disputados.
Nesse contexto, é aconselhável que os interessados em uma oportunidade na Caixa iniciem os seus estudos o quanto antes. Isso garantirá um desempenho sólido na hora da prova e aumentará suas chances de aprovação.
Enquanto o edital ainda não foi publicado, este artigo destaca s 5 assuntos mais cobrados na disciplina de Português, que é a segunda matéria mais cobrada nas provas da Caixa para Técnico Bancário. Confira!
Quais os 5 assuntos que mais caem em Português da Caixa
Os concursos públicos costumam manter a estrutura de provas e os conteúdos programáticos em relação a edições passadas. Com a Caixa não foi diferente! Em provas aplicadas em diferentes anos e bancas organizadoras é possível perceber uma coerência nas disciplinas e assuntos cobrados.
Dessa maneira, ao analisar os exames para a carreira de Técnico Bancário, nota-se que a disciplina de Língua Portuguesa assume uma posição de destaque nos concursos da Caixa, ficando atrás apenas de Conhecimentos Bancários. Essa matéria representa uma parcela significativa de 16,88% em relação a todas as matérias cobradas em provas da Caixa.
No que se refere aos assuntos que mais caem da disciplina de Português, listamos cinco deles:
Interpretação de Texto: Relevância – 28,3%
Sintaxe: Relevância – 11%
Pontuação: Relevância – 3%
Crase: Relevância – 3%
Morfologia: Relevância – 1,7%
É importante destacar que Interpretação de Texto é o assunto mais cobrado em relação a todos os outros assuntos da prova da Caixa.
Como são as provas do concurso Caixa
O concurso da Caixa Econômica Federal para Técnico Bancário é composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Em 2014, a prova objetiva foi composta de 120 questões no formato Certo ou Errado, divididas em disciplinas de conhecimentos básicos e específicos:
Conhecimentos básicos
Ética;
Legislação Específica;
Conhecimentos Específicos (para todos os Polos, exceto Tecnologia da Informação)
Conhecimentos Específicos para os Polos de Tecnologia da Informação (DF, RJ E SP)
Tecnologia da Informação;
Conhecimentos Bancários.
Já a prova discursiva constou de uma redação dissertativa, de até 30 linhas, sobre temas relacionados aos conhecimentos específicos.