Pensar, estudar, organizar conhecimentos: é isso que o céu desta quarta-feira, dia 9, proporciona. Afinal, mais importante do que seguir em frente é saber onde se quer chegar. E ainda mais fundamental que ter um norte a seguir é aprender em cada etapa da jornada.
Ao ingressar no mental signo de Gêmeos, a Lua Minguante avança pelo zodíaco neste miolo de semana. Como toda quarta-feira, o dia é dedicado ao planeta Mercúrio, o mascote astrológico ligado à mente e à busca do conhecimento prático. Essa tradição de relacionar dias da semana com os diferentes astros visíveis a olho nu tem raízes históricas na antiga Babilônia, onde os astrônomos e matemáticos caldeus eram também sacerdotes e magos. Orientando o cotidiano dos reis e poderosos, eles ajudaram a escrever a história da magia astrológica.
Patrono também da comunicação, Mercúrio é volátil por excelência, dado o seu comportamento no céu, aqui na Terra. Esse pequeno planeta, que está sempre próximo ao Sol, ficando visível por pouco tempo, antes do amanhecer ou depois do poente, próximo à linha do horizonte. Ainda em virtude de sua proximidade ao astro-rei, Mercúrio é o que mais vezes muda sua direção aparente, ficando retrógrado na perspectiva do observador terrestre. Por conta de todas essas características peculiares que Mercúrio lança o ser humano em busca de novas experiências e aprendizados.
No entanto, engana-se quem pensa que as influências mercuriais do dia páram por aí. Além da Lua Minguante geminiana e do fato de Mercúrio estar atualmente no signo de Virgem, onde se sente em casa, ele também está de mãos dadas com Marte e ainda chegará ao aspecto exato de uma harmônico trîgono com o expansor Júpiter. Com tudo isso, o astral realmente incentiva o bom uso do pensamento, cobrando aprendizado por meio da experiência e do diálogo. E com toda a força!
Então, abra sua mente: a vida é feita de escolhas que, no fim das contas, servem como lição para que cada um possa aprimorar sua percepção do entorno. Vá em frente, mas vá consciente. O céu está mais professor do que nunca!
Observe: com cerca de 30% do corpo iluminado, a Lua Minguante ascende, ao Leste, depois das 2h da manhã da quinta-feira, dia 10, podendo ser vista até o amanhecer. Nas dependências da Constelação de Touro, a rainha da noite também estará ao lado de Aldebaran, a estrela Alfa que marca o olho do mítico bovino celeste.