Imagem: iStock
Todos nós temos horário para tudo, não é? Pois saiba que ter uma rotina cronometrada pode te ajudar também a se lembrar de uma tarefa simples, mas essencial: beber água ao longo do dia. Basta conciliar as doses de ingestão do líquido de acordo com cada afazer, considerando, obviamente, algumas particularidades, como seu peso, idade, gênero e nível de atividade física.
Seguindo essa estratégia, você não só baterá a meta de aproximadamente de dois a três litros de água por dia, como alcançará benefícios para a saúde e para o que se propõe a realizar. Agora, em se tratando de alguém bastante ocupado e esquecido, pode ser necessário baixar algum aplicativo para celular que ajude, com lembretes, a beber água e atingir uma quantidade certa.
A seguir, veja 10 propostas de horários para se hidratar, do começo ao fim do dia. O volume de água deve ser distribuído entre manhã, tarde e noite —e não ser consumido todo de uma vez.
1. Ao levantar-se da cama
Acordou? Antes de tomar café da manhã, beba água em jejum. Um a dois copos já basta para:
-hidratar-se e repor os líquidos consumidos pelo organismo à noite;
-eliminar toxinas;
-aumentar a queima de calorias e a produção de novas células musculares e sanguíneas;
-auxiliar no equilíbrio do sistema linfático e no combate a infecções;
-e ajudar o intestino a funcionar
2. Durante a atividade física
Para melhorar seu desempenho e manter o equilíbrio hidroeletrolítico, beba água duas horas antes e duas horas depois do treino, assim como durante sua execução, cerca de 200 ml a cada 20 minutos.
Esse princípio, de se beber água de forma fracionada, também vale para quem usa bicicleta, ou faz longas caminhadas, afinal também são atividades físicas que desidratam e gastam energia.
3. A caminho do trabalho
Sabia que até o ar-condicionado do carro, metrô ou ônibus faz você se desidratar? Por isso é indicado levar consigo uma garrafinha de água, ainda mais quando não se consegue parar no trajeto para se hidratar ou se passa muito tempo no trânsito até chegar ao destino. Agora, se preferir beber água antes de sair, faça com algumas horas de antecedência, de 250 ml a 500 ml.
4. No intervalo do lanche
Por entre 9 e 10 horas da manhã, ao começar a sentir aquela fominha no trabalho, beba água. É que às vezes a carência que seu organismo sente é de líquido, por estar começando a se desidratar, e não de comida.
Procure tomar pela manhã perto da metade de água que você precisa no dia. Para saber sua necessidade diária em mililitros multiplique seu peso por 35.
Continua após a publicidade
5. Próximo da hora de almoçar
Beber água uns 30 minutos antes de almoçar vai inibir seu apetite, o que é positivo para fazer escolhas mais conscientes entre os alimentos que são colocados no prato, mas não precisa exagerar no consumo, para não atrapalhar a digestão.
Ingerir um gole de água nesse horário ainda ajuda a produzir saliva, principalmente estando com a boca seca para mastigar e engolir.
6. Após retornar do almoço
Após comermos, o cérebro entra em modo descanso, o que também pode ter a ver com uma leve desidratação, principalmente se a quantidade de sal na alimentação era alta, ou se o organismo está precisando de mais água para melhorar o trato digestivo e a dissolução dos nutrientes, para que estes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células.
7. Ao voltar do banheiro
Esteja em casa, ou no serviço, beba água toda vez que voltar do banheiro, assim você mantém um balanço hídrico e o corpo bem hidratado. A cor da urina para pessoas que não apresentam problemas de saúde e ingerem o líquido regularmente deve se manter puxada para o amarelo claro. Agora, urina escura, concentrada e com cheiro é sinal de que o corpo está desidratado.
8. No meio da tarde
Geralmente, entre 15 e 16 horas, a temperatura do dia atinge sua máxima. Se você não estiver protegido do sol, ou em ambiente climatizado, beber água vai ajudar a reduzir a sensação de calor e o risco de desidratação por transpiração excessiva, sinais evidentes do esquentamento do organismo (hipertermia), que pode levar a queda de pressão, mal-estar e até desmaios.
9. Ao final do expediente
Ao final do dia, estamos cansados e a temperatura tende a reduzir mais, principalmente no inverno. Assim, beber água ajuda a combater:
-enxaqueca e tontura, que podem ter a ver com diminuição de fluxo sanguíneo pela falta de líquidos
-desidratação despercebida por não se sentir sede no frio
-e alívio de sintomas da baixa umidade, como secura em olhos e garganta
10. Antes de se deitar
Cerca de meia hora após o jantar, beber água morna, como em chás, ajuda na digestão, a aliviar cólicas e eliminar toxinas. Por conta do calor da bebida, que eleva o fluxo sanguíneo, músculos e articulações ficam hidratados e relaxam, garantindo um sono tranquilo.
Continua após a publicidade
Mas não é preciso acordar na madrugada para tomar água, há risco de insônia devido às idas ao banheiro.