Neste episódio, os internautas vão conhecer a história de vida e profissional da intérprete de Libras Dilaina Costa – mãe de dois filhos Adriel e Adriele Costa.
Dila, como gosta de ser chamada, é corajosa, ousada e muito altruísta. Venceu muitos desafios para chegar até aqui. Dilaina é pé no chão, solidária e muito profissional. Dilaina Costa e Alderian Campos bateram um papo muito leve, relevante para o contexto social inclusivo que acreditam. Dilaina Costa fala que vivenciar o contexto da comunidade surda acreana foi o aspecto que deu rumo à toda sua carreira profissional, que este ano completou 31 anos como servidora pública efetiva do quadro de Professores da Secretaria Estadual de Educação. Atuou como professora em toda educação básica, inicialmente na Escola de Surdos, antigo CEADA, fechada em 2010, com advento da Inclusão e também como docente na UFAC e em outras faculdades como intérprete e com o Ensino da Libras. Se formou em Pedagogia, se especializou na tradução e interpretação da Libras e Educação Especial inclusiva. Hoje cursa Mestrado pela UFAC – Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática – MPCIM, onde explora o universo da formação inicial de futuros professores de matemática tendo como enfoque o uso de um Produto Educacional em Libras. Falou que atua em diversos contextos sociais levando acessibilidade em Libras para SURDOS, busca difundir a Libras, assim como o trabalho do tradutor intérprete. “Ama o que faz”Hoje Dilaina Costa é intérprete no Programa Estadual Pré-Enem Legal itinerante e está Presidente da Associação dos Profissionais Especializados em Educação Especial (ASPEEACRE) composto por vários profissionais da área da Educação Especial.
Dilaina está sempre à disposição para somar e construir o melhor frente a uma Política de Educação Especial no Contexto Acreano. Tivemos a participação especial de José Luiz, formado em gestão comercial e tradutor intérprete de libras, experiência em interpretação institucional, social, política e cristã. Atualmente, atua como intérprete na área social, ajudando na acessibilidade dos surdos em hospitais, entrevistas de emprego, bancos, cursos etc. José assumiu o microfone e a Dilaina foi para a intepretação, momento marcante do Dericast. ELE TRANSMITE AMOR NO FALAR, sempre ajudando nos lugares onde não há acessibilidade, também Intérprete da igreja Comunidade Batista Vida levando a palavra do senhor em libras. Confira esse episódio do Dericast. Tá imperdível!