Estado implementa Fórum Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

O Estado e os 22 municípios acreanos realizaram a assinatura do termo de compromisso para o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres

O fórum, primariamente, beneficia os Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPMs), as quais trabalham em escala municipal na promoção de direitos. Foto: José Caminha/Secom

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), celebrou a implementação do fórum estadual de políticas públicas para mulheres, na manhã desta segunda-feira, 21 . Na ocasião, o Estado e os 22 municípios acreanos realizaram a assinatura do termo de compromisso para o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres.

O fórum objetiva o fortalecimento de políticas públicas para mulheres e a consolidação entre o governo do Acre com os organismos municipais de políticas direcionadas para a população feminina.

Na solenidade, também foi realizada a assinatura do pacto estadual de fortalecimento das políticas para as mulheres, pelos poderes Legislativo, Estadual e Federal do Estado do Acre. Foto: José Caminha/Secom.

O evento evidenciou a necessária união entre poderes, com todos voltados para uma sociedade igualitária. Frente a isso, o governador Gladson Cameli apreciou o fórum estadual e acrescentou: “A mulher representa a vida e, em nosso mundo moderno, elas devem ser livres e encorajadas a viverem como melhor quiserem. Devemos garantir a segurança, o respeito e a sua liberdade”.

Em sua fala, o governador do Acre, agradeceu a participação do governo federal o qual tem se mostrado parceiro em todas as estruturas. Foto: José Caminha/Secom.

Ao assinar o pacto estadual, Cameli disse: “Assino este documento com muito orgulho e espero a colaboração de todos os envolvidos. Não há justificativa para aceitarmos uma sociedade desigual”.

A vice-governadora Mailza corroborou: “Ao assumir este cargo, coloquei como prioridade a luta por direitos das mulheres, diminuindo os índices de feminicídio e provendo maior autonomia para todas. Precisamos deixar o papel de coadjuvantes para desempenhar o nosso protagonismo”.

“O governo do Acre está comprometido em cuidar das pessoas e em promover uma sociedade cada vez mais igualitária”, destacou a vice-governadora do Acre. Foto: José Caminha/Secom.

A solenidade contou com a participação do Ministério das Mulheres, representado por Carmen Ferreira, Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política. A qual parabenizou o Acre por ser o primeiro estado do Brasil a ter um organismo de política para mulher em todos os seus municípios.

Carmen Ferreira, representando o governo federal, julga que a articulação entre poderes em prol das mulheres é de extrema importância. Foto: José Caminha/Secom.

A secretária nacional destacou que o governo federal compartilha de preocupações semelhantes ao governo do Acre, como a luta contra a violência doméstica, para a promoção de autonomia econômica e maior participação política das mulheres. “Estamos comprometidos em fazer investimentos para que as mulheres possam ser livres, terem autonomia e dignidade num país tão valoroso como o nosso”, disse.

A titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa, julgou o momento como um dia histórico: “Agradeço todos os que voltam para garantir os direitos das mulheres. O trabalho em rede é fundamental para a construção de um futuro brilhante para todas as garotas e mulheres do nosso estado. Com a união de poderes, instituições e sociedade civil, conseguiremos dar um freio nessa desigualdade”.

Secretária de Estado, Márdhia El-Shawwa, agradeceu os esforços de todos, principalmente dos profissionais que atuam no interior. Foto: José Caminha/Secom.

PUBLICIDADE