Muitas pessoas têm vontade de conhecer as cidades e países do Velho Continente. Se esse for o seu desejo, que tal ir além dos clichês? Existem diversos destinos alternativos na Europa que podem te surpreender de uma maneira positiva!
Especialmente se você deseja otimizar o período de verão europeu, as opções alternativas aos destinos tradicionais valem muito a pena. Ainda mais por ser uma estação muito movimentada e preferida dos turistas.
Mas atenção: antes mesmo de planejar o seu roteiro, é preciso deixar toda a sua documentação adequada para a entrada no continente.
Além do passaporte dentro do prazo de validade, o setor de imigração do país de destino pode solicitar o comprovante de renda, o endereço da sua estadia e o seguro-viagem.
A partir de 2024, você também precisará do ETIAS, uma autorização de viagem criada para todo o Espaço Schengen. Se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de clicar nesse link. Só assim, seu planejamento para uma experiência europeia estará completo!
E por falar em planejamento, veja 4 destinos alternativos na Europa para curtir o verão com muita diversão e cultura!
Montenegro
Montenegro é um dos destinos alternativos na Europa que devem fazer parte da sua viagem.
Situado ao Sudeste da Europa, o país faz parte da região dos Balcãs. Também conhecida como Península Balcânica, engloba ao todo 11 países.
Entre os maiores atrativos de Montenegro podemos citar suas magníficas montanhas, belas praias, fiordes e paisagens de tirar o fôlego. Se você gosta de filmes ou séries com temáticas medievais, as vilas do país podem até lembrar um cenário construído!
As montanhas passam de 2 mil metros acima do mar, com destaque para o cume Bobotov Kuk com mais de 2.500 metros. A vista do monte é espetacular, permitindo visualizar boa parte do país e outras montanhas.
Juntamente com seus cumes e montanhas, as praias de Montenegro são encantadoras. Uma das opções mais belas é a praia de Sveti Jakov: um pequeno paraíso com águas cristalinas e atividades ao ar livre.
Romênia
Outro país participante da Península Balcânica, a Romênia tem muitos destinos alternativos na Europa para você visitar.
Seja pelo seu legado cultural e figuras icônicas como o Conde Drácula, a Romênia também chama atenção por ser uma ótima alternativa para curtir o verão europeu.
Lembre-se de que o verão na Europa começa em junho e vai até setembro. Entretanto, os meses de julho e agosto são os mais movimentados por causa das férias escolares e de trabalho da região.
Por isso, as belas praias de Costinești, em Constanza, Mamaia e Corbu. O destaque fica para Mamaia com águas transparentes, festas e muitas atividades aquáticas para públicos diversos.
Além das praias, também é uma ótima opção separar um tempo para conhecer o maior lago artificial da região: o Bicaz Lake. O local tem cerca de 35 km de extensão com vista para os seus vales e a montanha Izvorul Muntelui Dam.
Veszprém
Veszprém é uma cidade localizada na Hungria, bem às margens do rio Séd. E se você busca por um dos destinos alternativos na Europa, a região irá te surpreender!
Ainda que a capital Budapeste seja um dos lugares mais procurados no país, Veszprém também tem muitos pontos turísticos para serem explorados.
Seu cenário cultural, com galerias, museus e festivais musicais, em especial, durante o verão europeu. Assim como, suas belas paisagens e geoparques que equilibram o cenário urbano da cidade.
Uma dica para passeios em família é visitar o Veszprém Zoo, com diferentes atividades e locais para refeição.
Outro grande destaque para a cidade foi a sua nomeação como Capital Europeia da Cultura em 2023. Espera-se que o cenário cultural seja ainda mais impulsionado daqui para frente.
Cracóvia
A Cracóvia é uma cidade da Polônia, e também é um dos destinos alternativos na Europa que podem te surpreender bastante.
Suas ruas possuem uma bela arquitetura charmosa e colorida, e o centro histórico foi reconhecido como o primeiro Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Como outras cidades europeias, é possível conhecer a maioria de suas atrações históricas e turísticas a pé. Ou seja, em um ou dois dias você pode conhecer o charmoso centro histórico da Cracóvia.
E se você tem vontade de conhecer a cena noturna, não se preocupe que as ruas da cidade são super seguras de transitar.
Para os cinéfilos e fãs do filme A Lista de Schindler, é possível agendar uma visita à fábrica utilizada nas filmagens, a qual fica localizada em Cracóvia.
Um dos seus pontos turísticos mais famosos são a Basílica de Santa Maria, o Castelo Real de Wawel e o bairro judeu Kazimierz.
Também existe uma grande diversidade de cafés e restaurantes, com uma gastronomia local que vale a pena experimentar.
Explore destinos alternativos na Europa e se surpreenda
Esses são apenas alguns dos destinos alternativos na Europa que com certeza vão te surpreender! Mas saiba que, além desses pontos, existem várias outras cidades encantadoras.
Por ser um continente relativamente pequeno, é possível fazer roteiros de bate-volta entre outras cidades e/ou países vizinhos com facilidade.
Por exemplo, planeje uma viagem entre Montenegro e Romênia. Sua localização próxima na região dos balcãs pode ser uma ótima oportunidade de conhecer dois destinos alternativos na Europa de uma só vez.
Assim, você otimiza sua viagem e volta para casa com a bagagem recheada de experiências e cultura.