Fiz um Pix errado, e agora?
Se você transferiu dinheiro para alguém equivocadamente via Pix, há alguns caminhos que você pode seguir para reaver a quantia. O principal deles é via Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso criado pelo Banco Central principalmente para casos de golpes. Porém, é importante frisar que, para que esse método funcione, é preciso agir rapidamente. De acordo com Cristiano Maschio, CEO da empresa especializada em finanças digitais Coretech Qesh, o passo a passo para solicitar essa devolução é o seguinte:
-Após fazer o Pix errado, dê um print na tela de transferência e entre em contato com a instituição financeira pelo chat ou telefone;
-Em contato com um atendente do banco, explique que houve um envio errôneo via Pix e que você precisa acionar o MED;
-A instituição financeira enviará uma notificação ao banco recebedor. Caso a notificação seja aceita, e haja saldo na conta do destinatário, a devolução é feita.
Outra possibilidade para reaver o dinheiro é entrar em contato com a instituição financeira que você utiliza e pedir instruções. Ainda, você pode também buscar pela pessoa que recebeu o dinheiro, seja por telefone ou e-mail, e solicitar a devolução. Caso ela não devolva a quantia de forma amigável, uma possibilidade final é entrar na justiça – já que, de acordo com a lei brasileira, essa prática figuraria apropriação indébita.
Vale lembrar, porém, que, por se tratar de um método instantâneo de transferências, não é em todo caso que você vai conseguir reaver o dinheiro transferido via Pix. A restituição do valor vai depender da instituição financeira, da boa vontade do destinatário e da sua agilidade em ir atrás da solução.
Não fiz um Pix errado, mas sim fui vítima de golpe. O que fazer?
Se você fez um Pix certo, mas para uma conta golpista, o MED também é o mecanismo que você deve acionar. Como no caso do envio para um destinatário errado, é preciso agir com agilidade. Ainda, especialistas consultados pelo TechTudo indicam abrir um boletim de ocorrência caso você seja vítima de um golpe – isso pode inclusive ajudar na restituição do dinheiro.
Se eu recebi um Pix errado, eu preciso devolver?
Se você recebeu um Pix que não era para você, sim, você precisa devolver o dinheiro. Isso porque manter a quantia pode, além de bloquear a sua conta, culminar em um processo judicial – já que, em tese, figuraria apropriação indébita. Por esse motivo, caso você receba inesperadamente um Pix e não saiba de onde ele veio, confira quem enviou ele a você. Para isso, basta abrir o seu aplicativo de banco e buscar pelo extrato. Caso você desconheça o remetente do Pix enviado a você, entre em contato com ele via celular ou e-mail.