O governador Gladson Cameli finalmente deu início a uma das obras consideradas vitrines do seu segundo mandato. Avaliada em mais de R$ 95 milhões, as obras da primeira fase da Nova Maternidade de Rio Branco foram iniciadas na última semana.
Na manhã desta terça-feira (8), Gladson visitou o canteiro de obras, que fica localizado na Avenida Amadeu Barbosa, no 2º distrito da capital. A obra é tão importante para o governo, que o terreno foi cedido por outra pasta do Executivo.
“Toda a nossa equipe está unida em prol de trazer benesses à população. Por isso, a presidente do Detran, Taynara Martins, cedeu o terreno para a construção deste prédio tão importante”, disse Cameli.
Chamada de Maternidade Marieta Cameli, a unidade deverá suprir as demandas para as próximas décadas e vai contar com 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI Neonatal, 30 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 15 leitos de UCI Canguru, além da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que vai atender gestantes de alto risco.
No último mês, em entrevista ao ContilNet, o secretário de Obras, Ítalo Lopes, chamou a Nova Maternidade de “obra mais relevante” da pasta. O engenheiro civil disse ainda que só a primeira fase da construção da unidade custará R$ 26 milhões em recursos já contratados e em execução.
A segunda fase da obra já terá também edital publicado, e a terceira fase, está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programa do Governo Federal.