Quando você estiver com o seu bumbum aberto, você vai pegar um dos seus dedos e vai passar ao redor das ‘preguinhas’, porque elas vão estar esticadas e todas as sujeiras nas entranhas vão sair.
Segundo ela, fazer isso ajuda a melhorar o cheiro na região, do que “só pegar o sabonete e passar a mão mais ou menos”.
Papel higiênico: quando evitar
Na ocasião, a coloproctologista Larissa Berbert, consultada por VivaBem, explicou que a técnica realmente ajuda. “Muitas pessoas têm receio de se tocar e a higiene deve ser feita. O banho é o melhor momento, tem água limpa. Muita gente não limpa com cuidado, tem tabu, mas é o nosso corpo.”
Para a higiene além do banho, a recomendação é evitar o uso de papel higiênico quando possível. Isso porque ele não consegue remover todos os resíduos, e os restos de fezes são irritativos à pele, além de piorar sintomas de condições na região, como fissuras e hemorroidas. Ao entrar em contato com a vagina, os coliformes também causam infecções urinárias.
“O que falamos é sempre lavar com água, sabonete, deixar bem sequinho sem usar papel higiênico, porque é uma pele muito sensível. Pode dar dermatite, maior inflamação da hemorroida, aumentar o risco de sangramento”, alertou Berbert, mestre em ciências da cirurgia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).