Um homem que morou por 20 anos na Espanha voltou à terra natal, no Uruguai, entrou de forma repentina na casa de sua mãe e interrompeu as comemorações pelo 80º aniversário dela. O filho atirou com a genitora e a matou, em um crime que chocou os uruguaios neste domingo.
O autor do assassinato está preso preventivamente pelo prazo de 180 dias, por determinação da Justiça do Uruguai. O suspeito tem 48 anos e não teve a identidade revelada.
O investigado chegou de moto, estacionou longe do local onde era celebrada a festa, pulou grades e muro e entrou na residência por uma janela. Dentro da casa ele atirou contra a mãe e o padrastro. Este último ficou ferido, mas sobreviveu.
De acordo com a investigação, o filho matou a mãe por conta de uma disputa por terras. Ele usou uma pistola Taurus 9 milímetros no crime. No local havia dezenas de convidados para a festa, inclusive crianças.
O suspeito tinha voltado ao Uruguai em novembro do ano passado. Segundo a polícia local, ele planejou o crime desde o retorno ao país: providenciou porte de arma, comprou a pistola e esperou o dia em que família estaria reunida, conforme publicou a Telemundo.
Os investigadores descobriram a motivação do crime: o homem descobriu, ao voltar para o Uruguai, que a mãe havia colocado a casa da família no nome do seu irmão. O suspeito então cometeu o crime para se vingar.