Cerca de um terço do nosso dia é destinado ao trabalho (às vezes, até mais). Por conta disso, a vida profissional impacta diretamente no restante da rotina. Como ser feliz no dia a dia se você se sente frustrado ou insatisfeito com o seu trabalho?
Especialistas dão dicas de o que fazer para se sentir mais feliz no trabalho mesmo quando o desejo é pedir demissão. Veja abaixo o que fazer:
Ajuste suas expectativas
Se você está se sentindo desapontado em seu papel, pode haver uma incompatibilidade entre suas expectativas e a realidade. O que você está esperando para sair do trabalho? Isso é realista? Caso não seja, você ficaria mais satisfeito trabalhando com uma equipe diferente?
Tente ser flexível, recomenda Amy C. Edmondson, professora de liderança da Harvard Business School.
— Vivemos em um mundo volátil e incerto. Tudo bem ter um plano de cinco anos, mas reconheça que é uma hipótese, não um fato — pontua.
E lembre-se que trabalhar duro significa aprender constantemente como agregar valor à empresa, acrescenta a especialista.
Para muitos trabalhadores, no entanto, a pandemia gerou uma rebelião contra a mentalidade de trabalho em primeiro lugar. Alguns funcionários adotaram a demissão silenciosa ou despender o mínimo de esforço para fazer o trabalho.
— Esses tipos de comportamento às vezes podem ajudar as pessoas que estão sobrecarregadas e subestimadas — analisa Mindy Shoss, professora de psicologia da Universidade da Flórida Central e especialista em bem-estar do trabalhador. — Mas, desistir silenciosamente não vai levar sua carreira adiante a longo prazo.
Interaja com os colegas de trabalho
Se você está se sentindo frustrado no trabalho, é provável que muitos de seus colegas de trabalho também estejam.
Mas se for esse o caso, não apenas desabafe e fofoque, aconselha Dennis Stolle, diretor sênior de psicologia aplicada da American Psychological Association. Encontre maneiras honestas e construtivas de apoiar uns aos outros, acrescenta.
Marque atividades após o expediente com seus colegas de trabalho, como voluntariado e workshops de desenvolvimento profissional.
Redefina suas ambições
Embora a ambição seja frequentemente considerada uma característica admirável, às vezes pode dar errado.
— A ambição pode se tornar prejudicial quando ofusca todos os outros desejos ou necessidades, como nossa necessidade de cuidar de nós mesmos ou nossa necessidade de comunidade — explica Rainesford Stauffer, autora do livro “All the Gold Stars: Reimagining Ambition and the Ways We Strive” (“Todas as estrelas de ouro: reimaginando a ambição e as maneiras pelas quais nos esforçamos”, em tradução livre do inglês — não há versão brasileira do livro).
Em sua obra, Stauffer descreveu como seu desejo de sempre dizer sim e fazer malabarismos com vários empregos piorou sua saúde. Ela acabou aprendendo a ampliar o escopo de suas ambições para incluir o foco mais em sua comunidade e interesses pessoais.
Vá atrás de mudanças
Às vezes, são necessárias apenas algumas pequenas modificações para tornar o trabalho mais agradável. Você precisa de mais flexibilidade em sua agenda ou trabalhar em casa com mais frequência? Que tal uma transferência para um departamento diferente?
Não custa nada perguntar, especialmente se você puder argumentar que a mudança que deseja melhorará seu desempenho no trabalho.
Finalmente, por mais difícil que seja, tente manter o otimismo, orienta Stolle.
— Não estou falando de otimismo irracional, mas da sensação de que isso também vai passar — pontua.
Questione a si mesmo
É fácil cair em um ciclo de pensamento negativo quando você se sente frustrado ou infeliz no trabalho. Em vez disso, aborde seus problemas com curiosidade, dizem os especialistas.
Questione a si mesmo o que o está inibindo no trabalho, aconselha Edmondson. Então pergunte: “O que posso fazer? O que posso controlar?”
— Pense em como isso é empoderador — diz Edmondson. “Obviamente, a maior coisa que você pode fazer é sair. Mas há coisas menores.
Reúna-se com seu gerente para discutir suas aspirações e, em seguida, peça um feedback concreto, sugeriu Edmondson.
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Outros especialistas recomendaram recorrer a pessoas de fora da organização, como amigos, familiares, conselheiros de carreira ou psicólogos vocacionais, para obter uma perspectiva diferente.
— Apenas isso como um primeiro passo pode muitas vezes levar a melhorias — sugere Stolle.