Jornalista Silvania Pinheiro lança livro sobre como a mídia retrata a vivência indígena na cidade

Silvania Pinheiro é jornalista acreana, mestre em Letras e especialista em assessoria de comunicação e marketing político

A jornalista acreana Silvania Pinheiro lança um livro na próxima sexta-feira (11), no Espaço Kaxinawa, em Rio Branco, às 18h, e promove uma sessão de autógrafos. O livro, intitulado “Discurso midiático sobre o indígena na cidade” propõe uma abordagem crítica e sensível em relação à representação acerca da vivência indígena entre as sociedades urbanas.

Silvania é mestre em Letras: linguagem e identidade, pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e especialista em assessoria de imprensa e marketing político.

Silvania Pinheiro é jornalista e acreana. Foto: Reprodução/Redes sociais

“Esse é um tema universal e pertinente uma vez que os povos indígenas estão cada vez mais presentes nas sociedades urbanas. Esta é a pesquisa, agora livro, ao qual dediquei dois anos dos meus estudos, buscando desconstruir minha visão jornalística estereotipada da mensagem midiática sobre o indígena na cidade. Trata-se de um diálogo reflexivo e inclusivo, e sobretudo digno para os nossos povos originários e para todos que vivem a causa indígena em seus diversos modos de sonhar e lutar”, explica Silvania.

O livro pode ser adquirido através do QR Code disponível no card de lançamento.

Sinopse

A presença dos povos indígenas nas cidades tem sido um tema cada vez mais abordado pelo discurso midiático contemporâneo. Neste contexto, o livro “Discurso midiático sobre o indígena na cidade” propõe uma abordagem crítica e sensível em relação à representação acerca da vivência indígena entre as sociedades urbanas.

Ao longo dos anos, a mídia tem desempenhado um papel primordial na construção das percepções e estereótipos sobre os povos indígenas. Mas, lamentavelmente, essas representações são marcadas por preconceitos, simplificações e desinformação. No entanto, buscamos desconstruir essas narrativas simplistas, trazendo à tona a diversidade cultural e a alteridade dos modos de vida dos povos nativos da Amazônia.

Através da minha experiência jornalística e acadêmica, convidamos a todos para um diálogo necessário sobre o tema, desafiando as visões estereotipadas e exóticas que prevalecem na sociedade acerca dos indígenas também chamados “desaldeados”. Buscamos dar voz aos indígenas que vivem nas cidades, ampliando suas histórias e práticas sociais, e enfatizando sua contribuição para a cultura urbana.

Além disso, destacamos as questões vivenciadas pelos indígenas nas cidades que remetem a diversas formas de objeções, a marginalização e a desdita de suas tradições. Revelamos os desafios enfrentados por essas comunidades, ao mesmo tempo em que apontamos para a importância de valorizar sua cultura e promover a inclusão social.

O livro “Discurso midiático sobre o indígena na cidade” traz à tona reflexões fundamentais sobre a forma como a mídia retrata e influencia a percepção da sociedade em relação a identidade dos povos indígenas.

Em um momento em que a diversidade e a inclusão são cada vez mais discutidas, nossa pesquisa surge como uma importante contribuição para o debate sobre a representação dos indígenas na mídia. Sua abordagem busca desconstruir estereótipos, ampliar o entendimento sobre a riqueza cultural dos povos indígenas e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Por meio da minha dissertação e atuação jornalística, levantamos uma voz crítica e comprometida com a valorização e o respeito aos povos indígenas na cidade, buscando a construção de um discurso midiático elaborado à luz da informação ética, consciente e transformadora, que reconheça e celebre a diversidade cultural e a identidade dos povos indígenas presentes nas áreas urbanas, dando a esses povos direito de liberdade, dignidade e cidadania.

PUBLICIDADE