ContilNet Notícias

Lula recebe bilhete de Marina sobre situação da Amazônia; veja o que disse a ministra

Por Matheus Mello, ContilNet

O presidente Lula participa da reunião da Cúpula da Amazônia, realizada nesta terça-feira (8), em Belém do Pará, cidade escolhida como sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), realizada em 2025, pela primeira vez no país.

VEJA TAMBÉM: Desmatamento na Amazônia reduz mais de 60% em julho; Acre segue resgistrando queda

Nas redes sociais, o presidente anunciou que durante as tratativas na Cúpula, recebeu um bilhete da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a acreana Marina Silva, sobre os números atuais do desmatamento na Amazônia Brasileira.

Marina e Lula durante campanha em 2022. Foto: Ricardo Stuckert

“Recebi um bilhete aqui da Marina em que ela disse o seguinte: mesmo só com 700 fiscais, já alcançamos uma redução de 42% do desmatamento da Amazônia. E vamos continuar trabalhando por desmatamento zero”, disse Lula.

Também nas redes sociais, a ministra declarou que a Cúpula da Amazônia representa uma chance histórica para o futuro da Amazônia. “É a oportunidade de mostrarmos à comunidade internacional que há possibilidades de conceber e implementar um modelo de desenvolvimento que garanta proteção ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social”, opinou Marina.

CONFIRA MAIS: Acre tem redução de quase 70% nos alertas de desmatamento em julho

Marina durante evento em Belém, nesta segunda (7), que antecedeu as reuniões da Cúpula/Reprodução

O evento, que conta com a presença de vários líderes mundiais de países latinos que compõem a Amazônia, terá ainda a participação de nações doadoras do Fundo Amazônia, como Noruega e Dinamarca. “O pacto que fizermos aqui poderá ser um vigoroso símbolo que oferecemos às demais nações sobre o papel que temos a desempenhar para a sustentabilidade do planeta”, concluiu a ministra.

SAIBA TAMBÉM: Gladson confirma novo encontro com Lula e diz que vai se reunir com outros presidentes

O governador do Acre, Gladson Cameli, também tem participação confirmada nas reuniões da Cúpula. Ele deve desembarcar em Belém nas próximas horas.

Sair da versão mobile