Queimadas: Energisa atua para evitar interrupção no fornecimento

Ações são realizadas na tentativa de evitar causar problemas na rede de distribuição

A quantidade de fumaça já denuncia que as queimadas seguem acontecendo no estado. Como forma de prevenir e combater os prejuízos causados pelas queimadas, a Energisa atua em parceria com a Defesa Civil, por meio de um plano estratégico voltado para a melhoria do fornecimento de energia.

Além disso, também apoia os órgãos no combate aos incêndios em todo o estado. As queimadas próximas à rede elétrica podem provocar o desligamento de energia. Mesmo sem atingir a rede, elas colocam em risco o fornecimento, já que não é necessário que as chamas encostem nos cabos para provocar curtos-circuitos. O calor das queimadas pode provocar ocorrências como o rompimento de cabos e danos aos equipamentos e consequentemente, causar a interrupção no fornecimento da energia para os clientes.

Foto: Ascom

As chamas causadas pelas queimadas em matas, terrenos baldios e outros lugares próximos às redes são capazes de ocasionar sérios transtornos aos consumidores e aos serviços essenciais, devido à interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Desde o início do ano, foram contabilizadas nove ocorrências causadas por queimadas, que afetaram a mais de 376 clientes.

Orientações 

Uma das principais causas de incêndios florestais são as queimadas preparatórias de pastos e de terrenos para plantio, que se espalham rapidamente, especialmente no período seco.

Preste atenção aos cuidados:

É proibido realizar queimadas perto de subestações e redes elétricas;

Faça aceiros (faixas sem vegetação ao longo das cercas) para controlar o fogo;

Respeite a faixa de servidão (espaço de terra que acompanha o percurso de uma linha de energia) ao realizar o plantio;

Nunca realize queimadas a menos de 15 metros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e de distribuição de energia;

Outras ações também são importantes para evitar incêndios florestais:

Pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro em acostamentos das rodovias são um perigo, por isso, jogue lixo somente nos locais adequados;

Apague qualquer resto de fogo em acampamentos jogando água, areia ou terra para abafar qualquer brasa;

Evite colocar fogo em terrenos baldios ou lixões.

Ao identificar um foco de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros (193). Se for próximo à rede elétrica ou a uma subestação, avise também a Energisa através dos canais digitais: Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android), Agência Virtual www.energisa.com.br , Gisa Whatsapp (www.gisa.energisa.com.br) ou Call center 0800 647 7196.

O jeito certo de agir 

– Só a equipe da Energisa mexe na rede de energia elétrica;

– Vandalismo, jamais;

– Podas só com profissionais;

– Combate a bituca de cigarro e o fogo criminoso perto da rede de energia;

– Limpeza de pastos sem fogo.

Atitude certa, evita 

– Falta de energia;

– Curto-circuito que poderia provocar incêndios;

– Acidentes com vítimas.

PUBLICIDADE