ContilNet Notícias

Rio Acre volta a ficar abaixo dos 2 metros em Rio Branco e preocupa Defesa Civil

Por Suene Almeida, ContilNet

O Rio Acre voltou a ficar abaixo dos dois metros na capital. Nesta segunda-feira (21), o afluente registrou 1,99 em Rio Branco.

Após as recentes chuvas na última semana, o manancial, que já vinha preocupando pelo baixo nível para a época, chegou a ficar acima dos dois metros.

Foto: Alexandre Noronha para a Mongabay

O recuo das águas voltou a deixar a Defesa Civil em alerta, já que estamos próximos do mês de setembro, considerado o mês mais seco do ano.

O menor nível registrado em Rio Branco foi de 1,25 metros, em setembro de 2022. Segundo a Defesa Civil, com a previsão de poucas chuvas e devido o afluente está com o nível já abaixo da média para esse período, a previsão é de que o afluente possa igualar ou ultrapassar a seca histórica do ano passado.

VEJA TAMBÉM: Rio Acre pode atingir pior marca da história nos próximos dias, diz Defesa Civil

“Sempre que tem uma chuva dessa forma, em torno de 25 milímetros, tem alteração. Quando tem esse tipo de chuva a gente espera que haja alteração no nível, mas isso não tira absolutamente a nossa preocupação em relação à seca e a estiagem, porque isso também não vai durar para manter o nível do rio elevado”, explica.

Falcão diz ainda que a Defesa Civil continua com o mesmo planejamento de sempre, com previsão de seca e ondas de calor altíssimas.

Sair da versão mobile