A Samsung pode lançar o primeiro celular com tela enrolável da empresa em 2025. O rumor foi divulgado pelo informante @Tech_Reve em publicação na rede social X (antigo Twitter) na última quinta-feira (24). O painel OLED foi revelado pela Samsung Display em maio de 2023, mas deve ser lançado apenas junto com os prováveis — e ainda não anunciados — Galaxy Z Flip 7 o Galaxy Z Fold 7, segundo as expectativas do site SamMobile. A fabricante, como de praxe, não comentou o rumor.
De acordo com as palavras do analista, a tela não deve ter bordas ou divisões visíveis, ocupando todo o display. Ele também indicou que o dispositivo deve ter uma câmera de selfie sob o display (“Under Panel Camera”, ou “UPC”, na sigla em inglês) melhorada e sem recortes, mantendo a discrição do componente no design geral do produto.
A tela flexível, que também está sendo chamada de “deslizável”, pode expandir em até 12,4 polegadas ou se manter em dimensões menores, caso necessário. Para isso, o hardware traz um pequeno motor embutido que faz todo o trabalho de abrir e fechar o painel enrolável, conforme a necessidade do usuário.
Samsung plans to start mass-producing rollable smartphones in 2025
Improved UPC
Equipped with zero bezel pic.twitter.com/Th4e83vkq3
— Revegnus (@Tech_Reve) August 24, 2023
A Samsung Display está na vanguarda do campo da produção de novos tipos de tela e suas aplicações. Além do celular com tela enrolável, a empresa também possui outros projetos em desenvolvimento, como um celular que pode se transformar em tablet. Na CES 2023, a companhia anunciou um novo protótipo que pode ser dobrado e deslizado ao mesmo tempo.
Vale ressaltar que a Samsung não é a única empresa com pesquisas nessa área. A Motorola também anunciou, em outubro do ano passado, um modelo de celular que pode variar de tamanho entre 5 polegadas e 6,5 polegadas. Até o momento, entretanto, não há previsão de lançamento. Já a LG mostrou um protótipo de celular enrolável na CES 2021, mas esse projeto também não saiu do papel.