O nível do Rio Acre na capital acreana segue baixando, conforme previsão da Defesa Civil Municipal. Na medição desta quinta-feira (31), o afluente registrou 1,50 metros, uma redução de quatro centímetros em 24 horas.
Diante da situação, o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, em um vídeo publicado em suas redes sociais, informou que o plano de contingência da autarquia já está sendo executado, em virtude da seca severa que atinge a capital e que está sendo estuda a possibilidade de decretar situação de emergência.
“Estamos buscando outros órgãos do município e pedindo seus planos de contingência, como no caso do Saerb, para que possamos aprimorar. Estamos averiguando todos os outros planos de contingência dos outros órgãos para poder juntar e possivelmente fazer uma decretação de situação de emergência por escassez de água”, revelou.
Na quarta-feira (30), o rio marcou 1,54 metros, já na terça-feira (29), a marca foi de 1,59, na segunda-feira (28), o manancial estava em 1,64, o decréscimo acelerado do rio, corresponde à redução de quatro a cinco centímetros por dia.
A Defesa Civil, como parte do plano de contingência, está realizando o abastecimento na zona rural de Rio Branco e em bairros mais afetados pela falta de água. Estão sendo monitoradas, ainda, a qualidade do ar e velocidade dos ventos, para que as ações sejam antecipadas.