Usa Facebook Messenger Lite? Hora de trocar de aplicativo; entenda

Aplicativo de mensagens do Facebook será descontinuado em breve e não poderá ser baixado nos celulares Android; veja mais detalhes sobre a decisão da Meta

Messenger Lite, versão leve do app para Android, será descontinuado — Foto: Divulgação/Getty Images

Messenger Lite, versão leve do app para Android, será descontinuado — Foto: Divulgação/Getty Images

Facebook Messenger Lite, versão mais leve do aplicativo de mensagens será descontinuado. O anúncio foi feito na última segunda-feira (21) e já não é mais possível baixá-lo na Google Play Store . O app, que tem uma interface mais leve e exige menos armazenamento em relação ao chat tradicional do Facebook, foi projetado para atender às necessidades de usuários com conexões de Internet mais lentas ou que estão preocupados com o uso de dados móveis. De acordo com o portal 9to5Google, as atividades serão completamente encerradas no dia 18 de setembro. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o assunto.

Os usuários do Facebook Messenger Lite já estão recebendo uma mensagem de aviso que pede para que comecem a usar o Facebook Messenger para continuar conversando. Por enquanto, a versão Lite não pode ser baixada por novos usuários da Google Play Store, mas quem já tinha instalado o aplicativo em algum momento consegue recuperá-lo. O processo deve continuar assim até meados de setembro, quando os servidores serão desligados completamente. Nos celulares iPhone (iOS), o app já não existe desde 2020.

Por enquanto, ainda não houve um posicionamento oficial da Meta sobre os motivos para que o aplicativo seja descontinuado, ainda mais considerando a popularidade dele. O Messenger Lite tem cerca de de 760 milhões de downloads globais, de acordo com a dados do Data.ai, e faz sucesso em países como Índia, Brasil e Indonésia desde o ano de 2016, quando foi lançado.

As especulações giram em torno da valorização do Messenger principal, já que ele está ganhando maior popularidade atualmente. Por isso, existe a hipótese de que a empresa teria como objetivo investir na plataforma oficial, deixando-a cada vez completa.

Facebook Messenger é uma das opções para substituir a versão Lite — Foto: TechTudo

Facebook Messenger é uma das opções para substituir a versão Lite — Foto: TechTudo

Com a expansão dos testes de criptografia de ponta a ponta para milhões de bate-papos, a Meta espera tornar os apps em seu domínio mais seguros para o compartilhamento de mensagens e imagens. A empresa planeja, inclusive, habilitar a criptografia de ponta a ponta por padrão para o Messenger até o final do ano. Outra mudança anunciada é que o Messenger abandonará o suporte a SMS após 28 de setembro de 2023.

Com o encerramento do Messenger Lite, é indicado que o usuário baixe a versão principal do Messenger ou o Facebook Lite para conseguir se comunicar normalmente com a lista de contatos do antigo mensageiro. A depender da situação, pode ser necessário desinstalar apps e remover arquivos do celular para liberar o espaço necessário para o mensageiro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost