VCT Américas 2024: The Guard não assina contrato para participar

Classificado por meio do Ascension, time não participará do campeonato americano de Valorant

Integrantes do time de Valorant da The Guard no VCT Américas Ascension 2023 — Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Integrantes do time de Valorant da The Guard no VCT Américas Ascension 2023 — Foto: Bruno Alvares/Riot Games

A The Guard não irá participar do VCT Américas nas temporadas 2024 e 2025. Apesar de ter sido a campeã do VCT Américas Ascension deste ano, a equipe norte-americana não assinou o contrato para participação da liga franqueada a tempo, de acordo com a Riot Games.

Em comunicado, a desenvolvedora do Valorant e organizadora do cenário competitivo informou que a The Guard “falhou em atender ao prazo limite de concordância com o Contrato de Participação de Equipe para o VCT Américas”. A M80, 2ª colocada no VCT Ascension das Américas, não será a substituta da The Guard.

— Como consequência, a The Guard não participará da temporada 2024 do VCT Américas. Nenhum time será promovido ao VCT Américas, e a liga contará com dez times na próxima temporada — informou a Riot.

A The Guard se pronunciou horas depois em comunicado publicado no X.

— Estamos decepcionados em chegar a este resultado inesperado, mas daqui para a frente estamos comprometidos em apoiar nossa equipe na transição à medida que eles buscam novas oportunidades. Nossos jogadores representaram a The Guard com orgulho nos últimos dois anos, trabalhando incansavelmente para vencer o campeonato. Estamos confiantes de que eles farão o mesmo por qualquer time no qual entrem — informou a organização, sem explicar os motivos pelos quais não assinou o contrato para participar do VCT Américas.

O Ascension é o campeonato disputado por times do Challengers, a 2ª divisão do cenário competitivo, que dá acesso temporário ao sistema de franquias. O campeão tem direito a participar da liga nas duas temporadas seguintes, junto com os clubes parceiros. O objetivo da Riot é aumentar gradativamente o número de participantes até 14 em 2027.

O VCT Américas Ascension contou com dois times brasileiros dentre os seis participantes, The Union e 00 Nation, mas teve uma final norte-americana, disputada em 9 de julho entre The Guard e M80, no Pavilhão Pacaembu, espaço temporário de eventos dentro do Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Recentemente, o head global de esports de Valorant na Riot, o brasileiro Leo Faria, declarou que a possibilidade de disputar o Ascension e chegar à franquia é “o maior incentivo” para equipes participarem dos Challengers.

Depois de uma temporada 2023 muito criticada, a empresa anunciou as novidades para 2024 – também alvo de críticas de profissionais do Valorant. Uma das questões é o sucateamento dos Challengers, como o brasileiro do Valorant Challengers Brazil (VCB), em detrimento das ligas franqueadas VCT.

Em um comunicado anterior, Leo já disse que a Riot vê os Challengers como campeonatos de desenvolvimento e acesso para a liga e os chamou de “degrau” para o mais alto nível de competitividade.

Em entrevista coletiva antes da reta final do Valorant Champions 2023, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o diretor voltou a colocar os Challengers nesse patamar secundário, inclusive servindo como fonte de jogadores durante a temporada, por meio do recém-anunciado sistema de times afiliados, o que facilitaria a ascensão de atletas do Challengers para o VCT.

PUBLICIDADE